Protocolo Interno COVID-19

Durante o período de pandemia por COVID-19, a Green Stays compromete-se a minimizar os riscos de propagação do vírus, tomando todas as medidas de prevenção necessárias.

Embora a Green Stays não possua instalações físicas para receber clientes e parceiros, deve garantir sempre o cumprimento das medidas de informação, higienização e distanciamento necessárias, as quais estão identificadas nos pontos seguintes deste Protocolo.

 

PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO

Informação 

  • A Green Stays assegura que todos os clientes e parceiros de negócio têm conhecimento e acesso ao presente Protocolo Interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19, através do seu website, e sempre que se iniciar uma tour.    
  • A Green Stays disponibiliza aos seus clientes e parceiros a informação de como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19.

Plano de higienização

  • É feita a lavagem e desinfeção das superfícies onde os colaboradores circulam, garantindo o controlo e a prevenção de infeções e resistências aos antimicrobianos.
  • É dada preferência à limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó.
  • Sempre que ocorra uma limpeza, é preenchido o registo de Higienização e Limpeza (ver formulário em anexo).
  • A renovação de ar dos espaços fechados é feita regularmente.

Equipamentos de higienização

Sempre que aplicável e necessário a Green Stays disponibilizará:

  • Dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool.
  • Contentor de resíduos com abertura não manual e saco plástico.
  • Nas instalações sanitárias equipamento para lavagem de mãos com sabão líquido e toalhetes de papel.

A GREEN STAYS E OS SEUS PARCEIROS

Cumprimento de protocolos internos de higienização e segurança por parceiros envolvidos nas atividades.

Estadias em hotéis

Todos os parceiros da Green Stays na área da hotelaria devem garantir:

  1. Equipamentos de proteção individual em número suficiente para todos os trabalhadores.
  2. Equipamento de proteção individual disponível para clientes (capacidade máxima do estabelecimento).
  3. Stock de materiais de limpeza de uso único proporcional às suas dimensões, incluindo toalhetes de limpeza de uso único humedecidos em desinfetante, lixívia e álcool a 70º.
  4. Dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool junto aos pontos de entrada/saída, e sempre que aplicável por piso, à entrada dos restaurantes, Wine bar e instalações sanitárias comuns.
  5. Contentor de resíduos com abertura não manual e saco plástico.
  6. Local para isolar pessoas que possam ser detetadas como casos suspeitos ou casos confirmados de COVID-19, que deve ter preferencialmente ventilação natural, ou sistema de ventilação mecânica, e possuir revestimentos lisos e laváveis, casa de banho, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, termómetro, contentor de resíduos autónomo, sacos de resíduos, sacos de recolha de roupa usada, Kit com água e alguns alimentos não perecíveis.
  7. Nas instalações sanitárias equipamento para lavagem de mãos com sabão líquido e toalhetes de papel.

Tours com os embaixadores Green Stays

Nas tours devem estar sempre asseguradas as seguintes condições:

  1. A ocupação máxima por m2 recomendada pela Direção Geral de Saúde, caso sejam atividades desenvolvidas em espaços fechados.
  2. A manutenção da distância social de segurança entre os participantes nas atividades, de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde.
  3. A ocupação máxima dos meios de transporte utilizados nas atividades, de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde.
  4. A distribuição de informação, no âmbito da atividade, preferencialmente em suporte digital/online.
  5. O cumprimento de protocolos internos de higienização e segurança por parceiros envolvidos nas atividades.
  6. Existe sempre ao serviço um colaborador responsável por acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção (acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde).
  7. A descontaminação da área de isolamento sempre que haja casos positivos de infeção e reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, principalmente nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da DGS.
  8. O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado (ex. com abraçadeira) deve ser segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.

 

PROCEDIMENTOS EM CASO DE SUSPEITA DE INFEÇÃO

Plano de atuação

  • O colaborador responsável deve acompanhar o suspeito de infeção ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o Serviço Nacional de Saúde.
  • Armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado (ex. com abraçadeira) deve ser segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.
Post Views: 5.012