Encante-se na descoberta da Vumba Agroturismo, um projeto familiar e sustentável que o vai fazer sentir-se em casa e perfeitamente integrado com os costumes e tradições da zona centro de Portugal.
A Vumba é um projeto familiar, que tem como propósito a manutenção das tradições locais e a oferta de um serviço altamente profissional e personalizado para cada hóspede, oferecendo um alojamento de qualidade num ambiente rural.
O logotipo da Vumba é uma folha de um carvalho, uma árvore decídua com um longo período de gestação, que sempre se deu na região. O carvalho simboliza o respeito deste projeto de agroturismo pela tradição e continuidade, bem como a renovação. Na verdade, Vumba é altamente influenciada pela memória dos avós, pelo seu amor por esta terra e por todas as grandes coisas que eles fizeram. Como tal, os seus netos orgulham-se de fazer o possível para respeitar e honrar esta memória em tudo o que fazem.
Por cá também poderá encontrar o famoso queijo orgânico “Quinta do Carapinhal”, o qual é produzido seguindo as mais antigas tradições. Está à espera do quê para reservar a sua estadia?
Sustentabilidade
Na Vumba Agroturismo a sustentabilidade é um dos pontos mais importantes no seu dia-a-dia. Aqui aliam-se as tradições com um menor impacto ambiental. Prova disso, é a certificação de Sustentabilidade Biosphere, um programa reconhecido internacionalmente.
Ao nível de desperdício da água, as suas casas têm redutores de caudal nos autoclismos e chuveiros com consumos eficientes de água. A nível energético, a maior parte da iluminação é feita com lâmpadas LED de maneira a reduzir os consumos. Na Vumba os hóspedes são incentivados para a reciclagem, existindo caixotes do lixo disponíveis pelo alojamento. A fim de evitar a produção desnecessária de resíduos, o alojamento não disponibiliza miniaturas de plástico descartáveis, tais como miniaturas de shampoo.
Na quinta também é possível adquirir produtos da horta ou de produtores locais, nomeadamente o seu delicioso queijo e iogurtes biológicos da marca “Quinta do Carapinhal”.
Facilidades
A propriedade Vumba está dividida em duas casas de hóspedes acolhedoras (a Casa do Alambique e a Casa da Lagartixa) e três suites elegantes (Bué Maria, Gorongosa e Beira). Todas as casas de hóspedes têm acesso a uma grande piscina rodeada por um jardim exuberante. A estação balnear (piscina) abre a 15 de maio e fecha a 30 de setembro.
A propriedade tem várias estradas e trilhos, bem como cinco lagoas idílicas. Isolado do mundo exterior, aqui vai encontrar a combinação ideal de recursos naturais para que possa desfrutar da natureza e experimentar um estilo de vida verdadeiramente rural. A beleza da paisagem é enfatizada pelas imponentes montanhas que rodeiam a região. No horizonte pode observar-se, de forma total e ininterrupta, os picos das montanhas da Estrela (a leste), Açor e Lousã (a sul), as montanhas do Buçaco (a oeste) e as Montanhas Caramulo (para o norte).
O que fazer
Na Vumba Agroturismo tem disponíveis as seguintes atividades (consoante a época do ano e a disponibilidade do staff):
- Safari das Cabras;
- Pastor por um dia;
- Visita à Queijaria;
- Faça o seu próprio queijo;
- Apanha de cogumelos;
- Apanha da azeitona;
- Aluguer de bicicletas elétricas.
Nas redondezas poderá fazer também:
- Rota das Casas de Xisto;
- Fly Fishing;
- Safari de Veados (Green Deer);
- Prova de vinhos;
- Experiências gastronómicas;
- Pesca;
- Canoagem e
- Trilhos guiados onde poderá explorar a natureza envolvente.
Como chegar
De carro
Ao vir da Zona Sul siga pela A1, no km 198, tome a saída 13(IP3) (Viseu/Coimbra Norte). Ao entrar para o IP3, ande cerca de 26 km e saía na saída 13(IC6) (Covilhã/Arganil). Aproximadamente 10 km depois, saía para São Martinho da Cortiça. Na rotunda, vire na primeira à direita, siga até São Martinho da Cortiça(N17). Em São Martinho da Cortiça pare no largo ao lado da Caixa de Crédito Agrícola (do lado esquerdo da estrada).
Ao vir da Zona Norte siga pela A1(Porto-Lisboa), no km 145, tome a saída 13(IP3) (Viseu/Coimbra Norte). Ao entrar para o IP3, ande cerca de 26 km e saía na saída 13(IC6) (Covilhã/Arganil). Aproximadamente 10 km depois, saía para São Martinho da Cortiça. Na rotunda, vire na primeira à direita, siga até São Martinho da Cortiça(N17). Em São Martinho da Cortiça pare no largo ao lado da Caixa de Crédito Agrícola (do lado esquerdo da estrada).
De autocarro
Vindo de qualquer zona do País basta apanhar o autocarro em Coimbra com destino final Gouveia, para a Moita da Serra (Tábua), que fica sensivelmente a 7 Km da Vumba.
De Comboio
Na linha da Beira Alta que liga Lisboa a Vilar Formoso, passando por Coimbra e por Santa Comba Dão, sendo Santa Comba Dão a cidade mais próxima.