Cerdeira – Home for Creativity

Em pleno coração da Serra da Lousã, encontramos a Cerdeira, uma aldeia de xisto que se distingue pela sua beleza e pelo facto de não ter sofrido nenhuma intervenção construtiva que ferisse a abordagem tradicional. 

Este local não só oferece alojamento como a possibilidade de participar em experiências criativas, Residências Artísticas, Cursos da Escola de Artes e Ofícios, caminhadas guiadas e outras actividades de team building, assim como retiros personalizados para grupos e empresas.

Pela sua envolvente natural, isolamento e beleza do seu património construído, a Cerdeira oferece aos seus visitantes uma experiência criativa e enriquecedora. A sua oferta de alojamento é constituída por 9 casas independentes de xisto, construídas com pedra, argila e madeiras autóctones, tendo todo o conforto e comodidade de uma casa moderna. Para além disso, também há 12 camas no hostel.

As casas estão totalmente equipadas para estadias longas e possuem varandas  com vistas sobre o vale, a montanha e a aldeia, servindo de inspiração para muitos artistas que por cá passam algumas temporadas.

Sustentabilidade

Todo o projeto da Cerdeira – Home for Creativity foi pensado para ser sustentável não só a nível ambiental, como também social e económico, tendo obtido o European Ecoabel, um rótulo ecológico da Comunidade Europeia. Um dado curioso é que as casas são intervencionadas por artistas portugueses prestigiados com peças únicas, criadas propositadamente para a casa que as recebe.

A Casa das Artes, que serve de centro para todas as atividades, é um edifício com quatro pisos reconstruído de acordo com os métodos e materiais tradicionais. As paredes foram unicamente feitas de xisto da região e argila, as estruturas interiores de madeira autóctone (pinho ou castanheiro), alguns acabamentos com argila e palha e o isolamento acústico em cortiça, fazendo por isso parte da rota internacional do EcoArq – Ecological Arquitecture.

A maioria dos materiais usados na construção das casas (a cargo de uma empresa local com mão-de-obra local) também são da região, assim como a aposta no tipo de construção, recriando e respeitando a traça tradicional. A maior parte dos produtos usados nas casas (ex.: champôs, sabonetes, detergentes)  são biológicos ou artesanais e dá-se uma atenção especial à poupança de água e à reciclagem. O tratamento da roupa é feito pela ARCIL, uma Associação local vocacionada para a reabilitação de cidadãos inadaptados da Lousã.

No geral, a aldeia tenta ao máximo minimizar a sua pegada ecológica, com planos  de ser auto sustentável energeticamente no futuro. Por agora, utilizam-se lâmpadas  LED para poupar no consumo.

Um dos alojamentos da Cerdeira – Home for Creativity está ainda equipado para receber pessoas com mobilidade reduzida ou cadeira de rodas.

Facilidades

As casas da Cerdeira estão equipadas com uma cozinha moderna e uma área de jantar. Todas têm uma casa de banho privativa com chuveiro e água quente. O aquecimento elétrico está sempre disponível, bem como uma salamandra tradicional a lenha.

Para os dias mais quentes, a piscina natural de pedra faz as delícias de miúdos e graúdos, aproveitando da melhor forma o Verão.

O que fazer

De toda a aldeia tem-se uma panorâmica esplêndida da serra. A solidão, a beleza natural envolvente, os trilhos para caminhadas, os riachos e a represa no ribeiro, conjugam-se para permitir bons momentos de reflexão e relaxamento. Os visitantes podem antecipadamente fazer a inscrição para os workshops ou cursos realizados na aldeia e combinar estadia com aprendizagem.

Para os amantes da fotografia, a Cerdeira oferece maravilhosos recantos para fotografar flora e fauna, e podem-se avistar veados na aldeia durante a noite ou de manhã cedo. A Cerdeira é um local mágico onde o tempo não voa.


Como chegar

De carro A aldeia da Cerdeira está situada na Serra da Lousã, no distrito de Coimbra, na zona centro de Portugal. Para chegar a aldeia, terá que percorrer aproximadamente 9 Kms na estrada de montanha N236 que liga a Lousã a Castanheira de Pêra. A seguir encontrará uma indicação com o nome da aldeia para virar à esquerda. Percorrendo mais 1,5 km chegará à aldeia. Terá que estacionar a viatura junto à capela e entrar na Cerdeira a pé, já que aí não circulam automóveis. Existem outras aldeias chamadas Cerdeira pelo que recomendamos que coloque no seu GPS a Lousã e a partir de esse ponto procure a Cerdeira.

De autocarro A Vila da Lousã é servida por uma rede rodoviária de Transportes Públicos de Passageiros. Para mais informações sobre os horários e paragens deve consultar este link.

Contatos

Aldeia da Cerdeira

 

3200-509 Lousã

 

+351 911 789 605  / +351 239 160 799

 

www.cerdeirahomeforcreativity.com

 

reservations@cerdeirahomeforcreativity.com


Desfrute desta experiência

Gostou deste destino? Partilhe nas redes sociais.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin