Casa das Palmeiras

Casa das Palmeiras

No sopé da Serra da Estrela, em plena Região Demarcada do Dão, encontramos a Casa das Palmeiras, um celeiro em Gandufe que renasceu das ruínas e que originou duas acolhedoras casas, um Museu no antigo lagar de vinho e uma piscina biológica para refrescar os dias mais quentes da serra.

Aqui é possível deixarmo-nos envolver pela paisagem serrana, a paisagem dos olivais e das aveleiras, e ter momentos de lazer em plena comunhão com a Natureza. A localização das duas casas, entre Mangualde e Nelas, é perfeita. A Casa do Celeiro e a Casa do Carvalho são dois alojamentos acolhedores onde é possível passar bons momentos em família e com os amigos.

Piscina Bio Casa das Palmeiras

Sustentabilidade

Nas casas, todas as janelas possuem vidros duplos de forma a proporcionarem um nível de isolamento térmico apropriado e o ar condicionado tem eficiência energética A++. A água da chuva é encaminhada para um tanque de plástico sendo utilizada para a rega e para dar de beber aos animais. A rega dos espaços verdes é feita de manhã cedo e à noite de forma a evitar a evaporação nos dias mais quentes.

Em vez de uma piscina convencional, optou-se por uma Piscina Biológica que fomenta a biodiversidade da fauna e flora sendo um local de lazer para os hóspedes e uma fonte de água para aves e outros animais que aí vão beber de manhã cedo, ou então de noite.

Horta da Ritinha Casa das Palmeiras

Na Horta da Ritinha os legumes sazonais, consumidos nas refeições da quinta, são cultivados em sistema de permacultura. Aqui os pesticidas são proibidos, dando lugar às plantas aromáticas e aos produtos naturais para o controlo das pragas que são habituais numa horta.

Na Casa das Palmeiras o ciclo é fechado, não havendo desperdício! Da manutenção de todo o espaço da quinta resultam os resíduos verdes (folhas e ramos) que são colocados na Aldeia da Bicharada, onde os animais se encarregam de os misturar com o estrume e fazer um excelente composto usado na Horta da Ritinha para a produção dos legumes e da fruta. Aliás, a presença dos animais a circular livremente pela quinta faz parte do dia-a-dia, por isso não estranhe se vir um galaró, um porquinho da índia ou as cabras Ritinha, Soneca e seus filhotes a ir ter connosco dizer olá!

Aldeia da Bicharada Casa das Palmeiras

Facilidades

As Casas são de tipologia T1, quarto com cama de casal, podendo ser para 4 pessoas, visto existir um sofá-cama na sala. A kitchnet está equipada com frigorifico, fogão, forno, microondas e todos os utensílios para preparar e fazer as várias refeições sem sair da quinta!

Casa das Palmeiras

O aquecimento na sala das casas é feito a salamandra a lenha, mantendo-as quentes no Inverno. No Verão as casas  são bastante frescas e agradáveis, podendo usufruir dos espaços exteriores com barbecue e mesas, com vista para o jardim e para a piscina.

DSC03162

Quanto às amenities,  optou-se por produtos de toilette não descartáveis em embalagens recarregáveis e de origem portuguesa, de forma a diminuir a produção de resíduos e a pegada ambiental relativa ao seu transporte.

Esplanada e Bar Casa das Palmeiras

Para além da piscina biológica, a quinta onde se inserem as casas dispõe também de bar, esplanada e uma sala de estar com acesso gratuito à internet.

Reserva

O que fazer

A Casa das Palmeiras tem  à disposição bicicletas, campo de jogos e ainda um campo de futebol para aproveitar o tempo que passa na quinta. As crianças podem fazer desenhos no salão junto ao bar, ou então aproveitar simplesmente o ar livre e brincar nos baloiços. Na biblioteca podemos ainda requisitar um livro para ler junto à piscina no Verão, ou um DVD para ver com toda a família no salão.

O Charco existente na quinta é um importante recurso educativo no contexto do ecoturismo, pois permite realizar diversas atividades de carácter lúdico-cientifico como a observação de aves, anfibios e outros animais.

DSC03263

Caso pretenda explorar a Serra da Estrela, os responsáveis da Casa dão-nos também a oportunidade de conhecer a região percorrendo a Rota de Camilo Castelo Branco e a Rota dos Monumentos Milenares, estando incluído o transporte e o acompanhamento por guia. Também se alugam bicicletas para conhecer a região!

A Casa das Palmeiras tem ainda parceria com a Aventuris, uma empresa credenciada e certificada em Turismo de Natureza que lhe dá a conhecer a região através de atividades mais radicais e de educação ambiental. E no Verão, não se pode perder a oportunidade de dar um mergulho nas fantásticas praias fluviais da região!

Como chegar

De comboio - a Linha da Beira Alta liga Lisboa a Vilar de Formoso, passando por Coimbra, Nelas e Mangualde, a cidade mais perto da Casa das Palmeiras. Para mais informações sobre os horários consulte o seguinte link da CP.

De autocarro - Existem ligações desde as principais cidades do país até Mangualde, a cidade mais próxima de Gandufe, a 8 km de distância. Consulte aqui os horários.

De carro - Vindo do Norte, pela A1, saia na saída para Viseu, apanhando a A25. Uma vez na A25, saia na saída 22 em direção à Serra da Estrela. Na Rotunda, tome a 2ª saída em direção a Nelas, pela N234. Após aproximadamente 6 km, esteja atento à sinalização e vire à esquerda em direção a Gandufe. Percorra a Rua Largo Santa Marinha. Após 2 Km vire à esquerda e chegará ao seu destino.

Vindo do Sul, pela A1, pode sair na saída 13 Coimbra/Viseu em direção à IP3. Após as portagens siga em direção a Viseu, sempre pela IP3. Saia depois para a IC12 em direção a Mangualde. Continue depois pela N234 passando por Nelas. 6 km depois, esteja atento à sinalização e vire à direita em direção a Gandufe. Percorra a Rua Largo Santa Marinha. Após 2 Km vire à esquerda e chegará ao seu destino.

Espaço exterior Casa das Palmeiras

Contactos

Avenida da Liberdade nº 33
Gandufe, Mangualde, Portugal
+351 938 460 691
casadaspalmeiras.gandufe@gmail.com
Latitude:N 40.56515 Longitude: W 7.801267

Mapa