Explorando a Natureza no Norte e Centro de Portugal

Reserva da Faia Brava, Parque Natural Internacional do Douro e Parque Natural da Serra da Estrela

São 8 dias de férias para conhecer a vida selvagem e a flora específica do interior de Portugal, combinando os vales profundos dos rios Coa e Douro e os picos imponentes, lagos de altitude e prados da Serra da Estrela. O património histórico também está presente ao longo do passeio, desde o período paleolítico até aos tempos medievais. Exploraremos esses locais interessantes com foco na natureza e na cultura da região!


 

PREÇO: Sob consulta

DURAÇÃO: 8 dias/ 7 noites

CONDIÇÕES: 2 a 6 pessoas


A sua Green Tour

Chegada à Reserva da Faia Brava

Localizada no Vale do Côa, no interior de Portugal, a Reserva da Faia Brava cobre cerca de 1000ha de terra nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel. Nesta área, as encostas do rio Côa são formadas por afloramentos de granito, com falésias, proporcionando ótimas condições para diversas espécies de aves, num território integrado por Rede Natura e pela IBA (Birdlife International Important Bird Area), não esquecendo o Parque Arqueológico do Vale do Coa, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Em 2010, a Reserva da Faia Brava foi classificada pelo Instituto Português de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) como a primeira área privada protegida do país e é atualmente uma área piloto do projeto europeu Rewilding Europe, cujo principal objetivo é criar áreas naturais selvagens e estimular o desenvolvimento do turismo de natureza na Europa.

Durante a noite, visitaremos a Arte Rupestre do Côa, a mais antiga memória gráfica da humanidade. O local de Penascosa está localizado entre uma grande praia fluvial na margem direita do rio Coa e uma colina sobre o rio.

Outros pontos de interesse: pombos tradicionais, vacas Maronesas e cavalos Garranos em estado semi-selvagem.

Em termos de vida selvagem, o Parque Natural Internacional do Douro é uma das áreas mais importantes no contexto nacional e até ibérico. A fauna de aves é o grupo mais representativo nessa área, devido à grande diversidade e à ocorrência de várias espécies ameaçadas, que detêm aqui uma percentagem importante das suas populações de nidificação ao nível nacional e ibérico, das 170 espécies registradas, 126 nidificam.

Outros pontos de interesse: miradouros sobre o vale do Douro, antigo caminho em pedra; pombos tradicionais, formações rochosas.

Visita à parte sul deste parque natural, onde o vale do rio Águeda forma a fronteira natural entre Portugal e Espanha.

Este dia também será passado a visitar as aldeias históricas de Castelo Rodrigo e Almeida.

Outros pontos de interesse: o templo romano da Torre de Almofala (século I), Convento de Santa Maria de Aguiar (século XII); Barragem da Almofala.

Visita à parte sul deste parque natural, onde o vale do rio Águeda forma a fronteira natural entre Portugal e Espanha.

Este dia também será passado a visitar as aldeias históricas de Castelo Rodrigo e Almeida.

Outros pontos de interesse: o templo romano da Torre de Almofala (século I), Convento de Santa Maria de Aguiar (século XII); Barragem da Almofala.

A cordilheira mais alta de Portugal continental, atingindo quase 2000 metros de altura.

Esse ambiente subalpino único cria um habitat para muitas espécies especializadas. A cordilheira apresenta uma atividade geológica fascinante, com vales glaciais claros e lagos naturais. É o paraíso de qualquer geólogo, onde poderá encontrar características únicas e notáveis.

Circuito circular de cerca de 6 km, caminhada e interpretação.

Esta rota circular, em torno do ponto mais alto de Portugal continental, oferece vistas magníficas do território circundante. Apesar do aparente aspecto “nu” da paisagem, ao longo deste itinerário conhecerá alguns dos habitats mais importantes e únicos, animais e plantas que caracterizam o piso superior desta montanha. Um platô com características sub-alpinas, onde a vegetação é pouco mais que arbustos e grama, formando uma paisagem com arbustos intercalados com prados de altitude, lagoas e lagoas naturais de origem glacial, com presença constante de granito.

(*) Depende das condições climáticas e da cobertura de neve.

Inclui

  • Estadia num eco-hotel;
  • Welcome drink;
  • Pequeno-almoço; 
  • Almoços e jantares;
  • Todas as atividades mencionadas no programa;
  • Guias Locais;
  • Transfer entre hotel e atividades.

Exclui

  • Transfer entre o aeroporto e o eco-hotel;
  • Itens de natureza pessoal;
  • Atividades não mencionadas no programa.

Conheça o seu Embaixador Green Stays:

Desde sempre vocacionado para a interpretação da natureza, Fernando Romão conta com uma experiência de 25 anos a guiar grupos por Serras e áreas naturais de Portugal e Espanha. Ao longo deste percurso já passou por vários projetos ligados à animação turística e ecoturismo, à conservação da natureza, foi co-autor de 2 roteiros de percursos naturais e fez várias formações específicas em Desporto-Aventura, Turismo e Interpretação da Natureza. Paralelamente, faz ainda parte da equipa editorial da Foge comigo!, uma pequena empresa que se dedica à produção e edição de guias turísticos de Portugal.

1% para o nosso Planeta!

Por cada viagem que faça connosco, contribuímos com 1% do valor da tour para um programa de reflorestação.  Conheça a nossa Política de Sustentabilidade.

Gostou desta tour? Partilhe nas redes sociais.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin