Pelas Aldeias de Xisto e Vilas Históricas

Inicie a sua viagem aos sons da Canção de Coimbra, explore as aldeias de xisto e termine em beleza com um bom vinho do Dão.

De Coimbra até ao Dão, passando por aldeias e vilas cheias de história e tradição, descubra o melhor da região Centro de Portugal.  Por entre os caminhos das Aldeias de Xisto, saboreie a gastronomia de cada localidade. Dê um saltinho à Serra da Estrela e termine a sua viagem a degustar vinhos do Dão.


 

PREÇO: (sob consulta)

DURAÇÃO: 5 dias/ 4 noites

CONDIÇÕES: Mínimo 2 pessoas


A sua Green Tour

Iniciamos o primeiro dia com um Welcome Drink num hotel em Coimbra e de seguida com um agradável jantar num restaurante típico da cidade. Para terminar a noite em beleza, nada melhor que uma noite acompanhados pelo som da Canção de Coimbra, organizada pelo Fado ao Centro.

Partimos de Coimbra para a aldeia do Candal, onde iremos fazer o Caminho do Xisto da Lousã – Rota das Quatro Aldeias. Na envolvente das Aldeias do Xisto a fauna e a flora é deslumbrante. Com um pouco de sorte até podemos avistar javalis e até veados. Depois de uma breve paragem na aldeia do Talasnal para almoçar, daremos continuidade à rota. Dado por terminado o Caminho do Xisto da Lousã, chegamos ao Castelo de Arouce, situado a dois quilómetros da Lousã. Depois de um longo dia repleto de atividades, é hora de descontrair um pouco no alojamento até à hora de jantar.

Partimos da Lousã para a aldeia do Piódão, com uma paragem na Fraga da Pena e Mata da Margaraça, a qual está inserida na Área Protegida da Serra do Açor, onde se esconde a Fraga da Pena, um local privilegiado de encontro com a natureza. Um cenário idílico onde a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa, e se despenha numa majestosa cascata com mais de 20 metros. Almoçamos em Piódão e fazemos um percurso circular até ao lugar de Foz d’Égua (7 km). De seguida, partimos para a Aldeia das Dez, onde pernoitaremos num Hotel Rural ou alojamento local e jantaremos na aldeia.

Depois de recarregarmos energias com o pequeno-almoço, dirigimo-nos à Lagoa Comprida, a mais conhecida e a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela. Construída a partir de uma lagoa natural, constitui o principal reservatório de água da serra. Aqui, faremos uma atividade de SUP, desfrutando da lagoa de uma forma bem original. O almoço será num restaurante típico da região. Depois de visitar a Torre, descemos o Glaciar até Manteigas e visitamos o Centro Interpretativo do Glaciar, que tem como objetivo dar a conhecer outras perspetivas e visões do Vale Glaciar do Zêzere e as potencialidades turísticas do Concelho de Manteigas. Neste dia, ficaremos alojados num hotel da região.

No último dia, viajamos rumo à vila de Santar, onde se encontra o Paço dos Cunhas, uma propriedade do século XVII, uma das mais antigas propriedades agrícolas e vitivinícolas da região do Dão e um exemplo de como a Natureza sabe ser generosa. O Paço dos Cunhas esteve, desde sempre, ligado à produção agrícola, e já nos habituaram a produzir fabulosos vinhos. No Paço dos Cunhas respira-se tradição em cada canto. Aqui, iremos desfrutar de um maravilhoso almoço vínico no restaurante. Como tudo o que é bom acaba, chega assim a hora de regressar, sempre esperando pela próxima aventura.

Inclui

  • Estadia num hotel;
  • Welcome drink;
  • Pequeno-almoço; 
  • Almoços e jantares;
  • Todas as atividades mencionadas no programa;
  • Guias Locais;
  • Transfer entre hotel e atividades.

Exclui

  • Transfer entre o aeroporto e o eco-hotel;
  • Itens de natureza pessoal;
  • Atividades não mencionadas no programa.

1% para o nosso Planeta!

Por cada viagem que faça connosco, contribuímos com 1% do valor da tour para um programa de reflorestação.  Conheça a nossa Política de Sustentabilidade.

Gostou desta tour? Partilhe nas redes sociais.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin