Wine and Flavours Film Festival. Brindemos a isso!

Wine and Flavours Film Festival. Brindemos a isso!

Sob o mote “Cinema a Copo”, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa abre portas, nos próximos dias 28, 29 e 30 de Janeiro, à segunda edição do Wine and Flavours Film Festival. Brindemos a esta iniciativa!

Este evento, desenvolvido por alunos finalistas da EHTL no âmbito da disciplina de organização de eventos, tem como objetivo dar a conhecer os novos filmes e novos cineastas que abordam o tema dos vinhos e dos sabores e, simultaneamente, promover os vinhos e produtos tradicionais portugueses.

WIne Flavours2

“No Wine and Flavours Film Festival propomos a descoberta de alguns dos mais conceituados filmes ligados ao mundo da gastronomia. Por outro lado, haverá um concurso de curtas metragens, para o qual tivemos mais de duas dezenas de inscrições. Em paralelo, durante os dias do festival, existirão sessões de cinema gratuitas no nosso auditório. Decorrerá ainda uma feira MOSTRA onde se poderá conhecer o que de melhor se faz no Alentejo, provas de bebidas combinadas com fotografia, cocktails vínicos, harmonizações, entre outras actividades. O mais importante é o envolvimento de todos os alunos que se propõem a fazer jantares e almoços inesquecíveis, expondo o que aprenderam e mostrando a sua criatividade”, salienta Lídia Serras, diretora da Escola.

Durante a sessão inaugural, no CCB, para além do ciclo de conversas “As Artes do Vinho”, com a presença de vários produtores e experts na área do vinho e do seu serviço, decorrerá igualmente o cocktail “Flavour Stalkers – Finger Foods Inspirados no Cinema”, com a passagem de três das doze curtas metragens que foram eleitas para ir a concurso.

WIne Flavours3

São ainda de destacar os jantares vínicos que decorrerão ao longo dos três dias, respetivamente: “Os Filhos da Vinha”, com a coordenação do chef Luís Figueiredo; “Os Maus da Fita”, com a coordenação do chef João Sá; e, na sessão de encerramento, dia 30, “Burnt – À Procura de uma Estrela” com a coordenação do chef Miguel Laffan e elaborada pelos alunos finalistas de Culinary Arts.

Para o concurso de curtas metragens, o painel de jurados conta com António Pascoalinho, professor na ETIC e curador do Festival, Rui Tendinha, crítico de cinema, Anabela Teixeira, actirz, Fernando Melo, crítico gastronómico, Paulo Trancoso, curador do Festival, e Fernando Alvim, que proporcionará um momento de Stand-Up Comedy em conjunto com os alunos da escola.

Mas existe muito mais para descobrir nestes dias, como mostras de pastelaria e azeites, demonstrações de cocktails, entre outras actividades. A informação de todo o programa, bem como a descoberta de cada acção, mantêm-se actualizadas neste link.