E vem aí o Entrudo!

E vem aí o Entrudo!

O Carnaval de 2017 já chegou e não podemos deixar de recomendar uma escapadinha por terras lusas, onde a tradição carnavalesca é mais genuína e autêntica, com uma riqueza etno-cultural única. Desde o Entrudo Chocalheiro até a Danças verdadeiramente peculiares, temos muito para lhe sugerir!

Entrudo Chocalheiro

Neste Carnaval transmontano, muito típico e secular, pode conviver com grupos de Caretos que saem para as ruas em desenfreadas correrias, perseguindo as pessoas com os seus frenéticos Chocalhos. Celebre o Entrudo em Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, podendo ficar hospedado no Ecopark do Azibo, ali bem pertinho. Se tiver tempo livre, aventure-se pelo Geoparque Terras de Cavaleiros e conheça um conjunto de geosítios e geomonumentos que testemunham a evolução do planeta terra.

caretos1

Carnaval em Lamego

As tradições ancestrais carnavalescas existem também no concelho de Lamego, mais precisamente em Larazim,  onde as máscaras de madeira são esculpidas por artesões da aldeia. A 30km de Lamego ficam Os Moínhos da Tia Antoninha, um alojamento 100% sustentável!

Caretos de Lazarim

Entrudo em Vinhais

O Entrudo também se festeja pelas várias aldeias que integram o concelho de Vinhais. Em Vila Boa, os Caretos vão andar à solta  pelas ruas, chocalhando as mulheres ao som da música da gaita de foles. Se por lá passar recomendamos uma estadia no Parque Biológico de Vinhais.

Danças dos Cus em Cabanas de Viriato

Um Carnaval muito diferente, divertido e original é o que se faz em Cabanas de Viriato, onde se festeja com uma valsa, a chamada “Dança dos Cus”, cujo objetivo é chocar de costas com a pessoa mais próxima. Lá bem pertinho sugerimos a Casa das Palmeiras,  situado no sopé da Serra da Estrela, para que fique bem confortável.

Carnaval Dança dos Cus

Entrudo em Évora

No Alentejo também há Carnaval com as brincas de Entrudo nas freguesias rurais e quintas em redor do concelho de Évora com os habituais corsos de carnaval. Entre as várias opções onde ficar, sugerimos-lhe o Ecorkhotel, Évora Suites & Spa, ou o Monte da Serralheira.