Unesco aprova Geoparques como Programa Oficial

Unesco aprova Geoparques como Programa Oficial

A UNESCO aprovou os novos estatutos do “Programa Mundial de Geociências e Geoparques da Unesco”(IGGP), integrando os Geoparques na Divisão das Ciências da Terra.

Esta oficialização faz com que 120 parques da Rede Europeia e Global entrem no programa liderado pela UNESCO, originando uma maior promoção e valorização, através deste organismo das Nações Unidas. Este programa científico já tinha sido debatido em Maio de 22 a 23, em Arouca pela reunião de comissões Nacionais da Unesco da Região Europa e América do Norte.

pedras parideiras Arouca

Pedras Parideiras – Geoparque Arouca

Para Margarida Belém, presidente da direcção da AGA – Associação Geoparque Arouca, “a integração do Arouca Geopark no novo programa mundial de Geociências e Geoparques da Unesco constitui um momento histórico, de notável dimensão e responsabilidade para o nosso território, que sempre se assumiu como um exemplo de boas práticas, no âmbito das redes internacionais de geoparques. Com esta nova realidade, o Arouca Geopark passa a ser um território classificado, por deliberação da Unesco, à semelhança de outros territórios e sítios que integram os programas desta organização, como o Património Mundial ou as Reservas da Biosfera”.

Geopark Macedo Cavaleiros - Granito do Alto da Serra

Geopark Macedo Cavaleiros – Granito do Alto da Serra

Para além do Arouca Geopark, em Portugal existem mais 3 geoparques referenciados. O Geopark Terras de Cavaleiros, na região de Trás-os-Montes, é uma área bem conhecida pelo seu valor geológico e natural, pelas suas tradições, cultura e valores sociais. Aqui promove-se um turismo responsável preocupado em manter a autenticidade contribuindo para um turismo sustentável da região.

Inselberg de Monsanto Naturtejo

Inselberg de Monsanto

Também no Geopark Naturtejo da meseta meridional, que integra vários concelhos da Raia até à Beira Interior, passando pelo Pinhal Interior até ao Alto Alentejo, é um território de elevado potencial turístico e com diversas atrações para os turistas sensibilizados para estas temáticas.

Ponta da Ferraria (Foto: Geoparque Açores)

Ponta da Ferraria (Foto: Geoparque Açores)

Por fim, o Geoparque Açores com as suas 9 ilhas, dispõe de imensas preciosidades geológicas tais como vulcões, caldeiras, lagoas, campos lávicos, águas termais, grutas, também fruto da atividade vulcânica do arquipélago. Este é o único geoparque do mundo com 121 geossítios.

 Está à espera do quê para os visitar? Parta à descoberta e fique nos eco-hotéis que sugerimos para si.

Onde ficar

No Geoparque Terras de Cavaleiros fique hospedado no EcoPark Azibo, que tem na sua génese um conceito de “Eco-Discovery” que proporciona aos amantes da natureza e do turismo ativo, momentos de descoberta únicos em grupo ou em família.

Nos Açores temos excelentes opções para sugerir. Consulte este link e fique a saber de todas elas.