Uma mochila sustentável para as suas caminhadas

Uma mochila sustentável para as suas caminhadas

A “Figueira Memory” é uma mochila que pode ser um saco, uma toalha de piquenique e até um banco! Este protótipo, feito com materiais portugueses, foi pensado para homenagear o património das Aldeias do Xisto e temos a certeza que vai dar que falar.

Esta mochila sustentável foi desenvolvida por 3 alunos e 2 professoras do IADE – Creative University, após terem aceite o desafio lançado pelo projeto Agricultura Lusitana, promovido pelas Aldeias do Xisto, que convidou 150 pessoas, 22 ateliês e 9 escolas de design portuguesas a promoverem a identidade local através dos produtos da região.

mochila sustentável

Após muitas viagens entre Lisboa e a Aldeia da Figueira, João, Tomás, Giuseppe (os alunos) e Ana e Catarina (as professoras), chegaram à conclusão que a mochila era o objeto ideal capaz de representar a cultura local, ao mesmo tempo que transmitiria uma ligação à natureza e à comunidade.

mochila  sustentável

A escolha dos materiais foi algo que também preocupou desde início os designers, optando pelo linho, cortiça, pele e madeira de pinho. A mochila pode facilmente transformar-se em banco ou numa toalha para fazermos um piquenique no meio da serra, ou num saco para irmos à mercearia da aldeia. Esta multifuncionalidade justifica-se pelo “facto de ser constante nestas aldeias a reutilização dos materiais”, afirmou a docente de Design.

 mochila figueira sustentável

Um detalhe muito interessante é que a toalha tem molas à volta, de forma a unir outras toalhas de outras pessoas, transmitindo assim um sentido de comunidade que encontramos com muita facilidade quando visitamos estas aldeias.

O protótipo neste momento ainda se encontra na Alemanha, na Eunique 2015 — Feira Internacional para Artes Aplicadas e Design. A “Figueira Memory” ainda estará pelo estrangeiro pelo menos até dia 10 de junho, para as comemorações do Dia de Portugal. Depois, é esperar que o protótipo seja replicado e que possamos encontrar esta mochila à venda o mais brevemente possível numa aldeia perto de si!