Um Halloween à Portuguesa

Um Halloween à Portuguesa

Muito embora se associe o Halloween com as travessuras feitas pelos meninos norte-americanos às casas dos seus vizinhos,  o facto é que esta tradição é bem mais antiga, vinda do tempo dos Celtas há cerca de 2500 anos atrás.  

O nome “Halloween” é uma contração do termo “All hallow”s eve”, que significa “véspera de todos os santos”, no inglês antigo. Desde a sua origem, o Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, data que marca o Samhain (o Ano Novo Celta), o início do outono no hemisfério norte e a véspera do Dia de Todos os Santos.

Em Portugal, os Celtas deixaram também as suas raízes, por isso sugerimos aqui alguns locais do país onde se vivem estas tradições ancestrais.

Halloween em Vilar de Perdizes

O misticismo regressa à conhecida aldeia de Vilar de Perdizes, concelho de Montalegre. Este sábado, dia 31 de Outubro,  a noite promete espantar as “forças malignas” em mais uma celebração do Halloween. A animação começa às 18h00 com as concertinas do Diabo com Lordes à mistura. Os jantares serão todos eles embruxados e as bruxas reúnem-se no Terreiro da Bruxaria, junto aos castanheiros da escola. Depois do Cortejo com mortos vivos à mistura, terá lugar a Queimada esconjurada pelo Padre Fontes, onde à volta da grande fogueira todos se unem para o ritual satânico do beijo de despedida no cú do Diabo.

Halloween-Vilar-de-Perd-02

Festa da Cabra e do Canhoto

É uma festa tradicional de origem Celta que se realiza todos os anos no dia 31 de outubro, à volta de uma gigantesca fogueira. Não é coincidência ser na noite de Halloween. Podemos dizer que foi em festas como esta que surgiu a tradição do Halloween e se espalhou para o mundo através dos Celtas. A Festa começa com o ritual de Ascensão da Lua e do Pôr-do-Sol. Depois, acende-se pelas Deusas Celtas a gigantesca fogueira onde é queimado o CANHOTO ou demónio (tronco de árvore de 10 toneladas que simboliza o demónio). Queima-se também um enorme Bode construído pelas crianças e jovens de Vinhais. Após a Queima do Bode come-se-lhe a Mulher que é a cabra Matchorra ou infértil!

Festa cabra canhoto

Trilho das Bruxas

A 31 de Outubro, realiza-se a segunda edição do evento “Trilho das Bruxas”, desta vez dedicado a alguns dos mistérios do Gerês, com uma misteriora e interessante caminhada noturna onde serão recriadas e teatralizadas as lendas da região. A Queimada é outro dos rituais imprescendíveis, com esconjuro e animação para celebrar a vida em convívio com as bruxas.

Sintra Assombrada

Em Sintra haverá uma caminhada noturna com histórias de assombrar na floresta encantada. Este percurso de 8 km leva-nos a uma viagem pelo Coração da Serra e pelos seus assombrosos enigmas… Para além da caminhada, haverá também Festa de Halloween com oráculos, concurso de máscaras, quiz, dança e muita música. 

Convento dos Capuchos Sintra