Tradições de Carnaval em terras do Gerês

Tradições de Carnaval em terras do Gerês

“A decoração dos carros, feita pelos homens era à base de elementos vegetais (“era tudo verde!”) – cedro, bucho e japoneiras e algumas ramagens de mimosa.”

Neste Carnaval, convidamo-lo a conhecer as tradições ancestrais do Gerês, como o Entrudo do Pai Velho no Lindoso ou o desfile carnavalesco na aldeia de Tourém. Siga as nossas sugestões em busca da autenticidade e riqueza cultural deste Parque Nacional.

Entrudo Pai Velho Carnaval

Entrudo do Pai Velho

O Entrudo do Pai Velho, em Lindoso, Ponte da Barca, é uma tradição ancestral que repesca as raízes do verdadeiro Carnaval Português. Dois carros de bois passeiam pelas ruas da aldeia: um transporta o Pai Velho (a figura mítica do Carnaval), o outro é feito à base de vegetação. O deambular pela aldeia é feito com o acompanhamento de bombos, recriando uma das festas mais genuínas do Alto Minho.

Carnaval de Tourém

A aldeia de Tourém, no concelho de Montalegre, celebra o Carnaval com muita sátira à mistura. Aqui é certo que o som das concertinas invada as ruas e que a merenda convívio feche com chave de ouro o cortejo, juntando forasteiros e barrosões.

Entrudo Pitões das Júnias Carnaval

Pitões das Júnias

Aqui o Entrudo celebra-se entre os dias 6 e 9 de Fevereiro, contando, para além dos caretos, com a VII Mostra de Produtos Típicos onde os visitantes poderão provar os deliciosos enchidos da região e a sopa d’unto feita no caldeirão.

Onde Ficar

Não perca esta oportunidade de descobrir estas belas terras do Parque Nacional Peneda-Gerês e a sua beleza natural. Se pretender passar por lá uns dias, recomendamos uma estadia mais green e tranquila no Parque da Cerdeira ou na Quinta Travessa.