Sunset party e Cordão Humano por um Algarve Livre

Sunset party e Cordão Humano por um Algarve Livre

Nos dias 23 e 24 de Julho, terá lugar, na praia da ilha de Tavira, um encontro pacífico de protesto contra a prospeção petrolífera no Algarve.

Serão dois dias preenchidos por inúmeras atividades, com destaque para momentos de esclarecimento, informação e recolha de assinaturas, esculturas na areia, concertos de música jazz e sunset com dj’s e, no dia 24/7 pelas 10h30 da manhã, um expressivo cordão humano ao longo de toda a linha do mar.

Este evento é organizado pelo Tavira em Transição – Movimento de Eco Cidadania em parceria com a Câmara Municipal de Tavira e conta com o apoio efectivo de todas as Juntas de Freguesia, da Associação de Pescadores, da Rota da Dieta Mediterrânica, de Associações locais, regionais e nacionais, de cariz ambiental, social e cultural.

Petróleo Algarve

A organização apela à participação de todos os cidadãos, residentes e visitantes, portugueses e estrangeiros, de todas as proveniências, de todas as faixas etárias, num gesto de união, que nos faça gritar, a uma só voz: NÃO À PROSPEÇÃO PETROLÍFERA NO ALGARVE!…

Este é um problema grave, lesivo e ameaçador, que põe em causa e risco a qualidade de toda a região e de todo o país. A organização afirma ainda que “todo este processo foi e está a ser opaco, confuso e enganoso. Estes contratos baseados num velho decreto de lei de 1994 descrevem contrapartidas quase nulas ou irrisórias para o estado português. O Algarve inteiro por mar e terra foi entregue ao desbarato, a troco de nada, sem serem auscultados população e autarcas, à mercê de um risco gigantesco o qual jamais deveria ficar sujeito”.

Tavira é a capital da dieta mediterrânica, património imaterial da humanidade pela UNESCO, contem praias galardoadas, Parque Natural da Ria Formosa, Serra Barrocal, paisagens culturais de eleição internacional, produtos de origem denominada protegida, tais como a Flor do Sal de Tavira, premiados mundialmente. A prospeção de petróleo nesta região colocará em risco tudo isso.

Como alternativa, a organização apela antes para um futuro onde abundem energias renováveis, economia circular e de descarbonização, turismo de natureza e desenvolvimento asseguradamente responsável e sustentável.

Petróleo no Algarve Não

Ver o sítio online aqui.

Tavira Em Transição – Movimento de Eco Cidadania