Spa de água salgada em Castro Marim

Spa de água salgada em Castro Marim

Neste spa natural, nas salinas de Castro Marim, os níveis de sódio são tão elevados que, mesmo que não queira, o seu corpo vai flutuar. 

Habituados a ver as salinas apenas como um local de produção de flor de sal, não esperaríamos que estas se tornassem estâncias balneares para turistas. Mas na salina da Barquinha, no coração da reserva natural do sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, já é possível ir a banhos de sal na mais recente atração turística da zona – um spa a céu aberto com características únicas, dada a concentração de sais minerais naquelas águas.

A experiência, diz a autarquia, é tão única que só é possível experimentar algo semelhante no Mar Morto, em Israel. A explicação está na elevada concentração de sal, cerca de 260g/l, o que faz com que o corpo flutue involuntariamente, ao contrário do que acontece no mar, em que a concentração de mineiras cerca as 35g/l.

O bem que sabe, é o bem que faz. A autarquia fala da “experiência de leveza e bem-estar, tão prazerosa quanto benéfica para a saúde”.  Neste spa salgado também há possibilidade de fazer aplicações de argila, massagens, esfoliações com sal, yoga, meditação ou ainda experimentar ser salineiro, vivendo na primeira pessoa o processo de extração do sal e flor de sal.

Entre a irresistível brancura da paisagem das salinas, ladeadas pelos ícones da história de Castro Marim, como o Forte de S. Sebastião, Castro Marim oferece agora esta experiência salgada, “um investimento exemplar, alavancado nos recursos endógenos de Castro Marim, na valorização do nosso património, da nossa história, um contributo ao crescimento e desenvolvimento turístico e económico do concelho”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

Castro Marim

Castro Marim

A Salina da Barquinha foi oficialmente inaugurada no passado dia 14 de Julho e está ligada à Rede Nacional de Áreas Protegidas do Sistema Nacional das Áreas Classificadas. A iniciativa é da empresa “Água-Mãe”, membro da cooperativa Terras de Sal.

Sugestão Green 

Visite a Loja do Castelo de Castro Marim onde pode comprar produtos regionais como a flor de sal. Estando apenas a 14 km de distância de uma das mais belas praias do mundo, não deixe de visitar a Praia da Fábrica, um local paradisíaco onde não vai resistir a dar um mergulho!

Artigo escrito ao abrigo da parceria entre a Greenstays com o Jornal i.