Solstício de Verão na Serra do Marão

Solstício de Verão na Serra do Marão

Entre os dias 20 e 21 de Junho, a AETUR – Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes convida-o  a testemunhar o amanhecer bem lá no topo da Serra do Marão, dando as boas-vindas ao Sol naquele que é o dia maior do ano.

Neste Solstício de Verão, onde são evocados rituais da cultura celta, os participantes terão a oportunidade de assistir a esse momento de comunhão cósmica, bem no topo da Serra do Marão. Haverá, ainda, um conjunto de práticas benfazejas, de rituais de purificação e de celebração.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ao fim da tarde de 20 de Junho, os participantes serão recebidos no centro da vila da Cumieira (Santa Marta de Penaguião) e brindados com um Vinho do Porto. Seguir-se-á um passeio pedonal para recolher plantas medicinais, aromáticas e comestíveis.

As energias serão restabelecidas com um jantar temático na Quinta da Cumieira, pontuado pela Queimada do Solstício, sob a chancela do Padre Fontes, mentor do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes e das ‘sextas-feiras 13′ na vila de Montalegre. A animação musical ficará a cargo do grupo de gaiteiros Os Roleses, que viaja de Urrós (Mogadouro).

Após um curto intervalo para descansar, o programa estende-se pela madrugada de 21 de Junho, com a colheita de água em sete fontes. A partida para a Serra do Marão está marcada para as 3h30.

Assim que a linha do horizonte começar a ser invadida pelos tons alaranjados, decorrerá o cerimonial de saudação ao Sol e a purificação simbólica dos presentes. A reunião dos elementos da água, da terra, do ar e do fogo acontecerá ao som das gaitas-de-foles d’ Os Roleses.  A jornada culminará com um pequeno-almoço servido no local para compensar o esforço da vigília.

As inscrições para o Solstício de Verão podem ser feitas até 18 de Junho, através do e-mail geral@aetur.pt ou pelos telefones 914 223 837 e 934 092 472.

solsticio_verao_marao programa

Há uma década que a comemoração do Solstício de Verão na serra do Marão, organizada pela AETUR, se tornou num ponto incontornável do calendário turístico da região Norte, atraindo participantes oriundos dos distritos de Bragança, Vila Real e Porto.