Reguengos de Monsaraz eleita Cidade Europeia do Vinho 2015

Reguengos de Monsaraz eleita Cidade Europeia do Vinho 2015

Após o Alentejo ter sido considerada uma das melhores regiões de enoturismo do Mundo este ano, vemos agora Reguengos de Monsaraz a ser nomeada Cidade Europeia do Vinho 2015.  Se já havia excelentes razões para visitar esta região, agora não há mesmo desculpas para não programar uma escapadinha para aqueles lados para o ano!

Herdade do Esporão

A decisão foi tomada esta tarde na Assembleia Geral da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, que se realizou em Jerez de la Frontera (Espanha), a Cidade Europeia do Vinho 2014. Para além de Reguengos de Monsaraz, que tem como parceiros os municípios de Évora e de Elvas, estiveram a concurso a autarquia de Cantanhede (parceiras as autarquias da Mealhada, Águeda, Anadia e Oliveira do Bairro) que candidatou a região da Bairrada, e os municípios de Melgaço e de Monção que propuseram a região dos vinhos verdes Alvarinho.  Temos a certeza que nos próximos anos estas cidades serão também premiadas!

Herdade do Esporão

No âmbito da Cidade Europeia do Vinho 2015 serão organizadas observações astronómicas com provas de vinhos, colheitas noturnas de uvas para a criação de um vinho comemorativo, provas temáticas de vinhos e jantares enogastronómicos, entre outras. A autarquia vai ainda colocar nova sinalização turística para os enoturistas e produtores de vinho do concelho, não vão estes andar perdidos pelas planícies alentejanas… Precisa de mais alguma razão para fazer a mala?