Ser turista em Lagoa vai ser mais sustentável!

Ser turista em Lagoa vai ser mais sustentável!

Em Lagoa, residentes e turistas já podem usufruir da nova rede de 20 bicicletas elétricas instalada no concelho. Boas notícias para os adeptos de uma mobilidade mais sustentável!

No âmbito de uma proposta ao Orçamento Participativo do concelho, eis que surgiu a ideia da criação de um Sistema de Bicicletas Públicas de Lagoa, constituindo um novo atrativo não só para residentes como também para turistas.

Bicicletas_eletricas_lagoa

A tecnologia por trás das bicicletas é da responsabilidade da empresa portuguesa Bikeemotion, que instalou assim o primeiro sistema de smart-bikes elétricas em Portugal e um dos primeiros na Europa. Por sua vez, a gestão das operações diárias do sistema fica a cargo da empresa nacional Wegoshare.

As bicicletas elétricas, para além de serem automáticas e inteligentes, são igualmente dotadas de GPS e comunicações 3G para registo das rotas e proteção anti-roubo, em contacto permanente com o servidor central, e que podem ser utilizadas de forma simples, recorrendo a um smartphone.

As bicicletas poderão ser automaticamente alugadas usando um cartão de membro (tipo passe) ou através de aplicações móveis para iPhone e Android. Os residentes de Lagoa, têm o benefício do acesso a subscrições semestrais ou anuais, que permitem o uso ilimitado das bicicletas, desde 9 euros por mês.

Por seu lado, os turistas ou visitantes que estejam de férias em Lagoa terão acesso a um “Passe” que pode ir de um dia a um mês, com preços desde 18 euros por dia. Estarão também disponíveis alugueres horários (1, 2, ou 4 horas), com preços desde 5 euros por hora.

Fonte: Sul Informação