Quinta da Fornalha

Quinta da Fornalha

No Concelho de Castro Marim encontramos a Quinta da Fornalha um projeto sustentável que respeita o ecossistema e as tradições culturais existentes nesta região do Algarve, tudo isto num ambiente  bastante familiar.

Neste projeto de continuidade familiar, avós, pais e netos centram-se na “mudança que querem ver no Mundo”. Este projeto parcialmente inserido na Reserva Natural do Sapal, foca-se essencialmente na produção agrícola, convidando todos os seus hóspedes a participarem no fabrico de produtos biológicos com tudo o que a quinta fornece.

Quinta da Fornalha

Sustentabilidade

As casas da Quinta da Fornalha foram recuperadas respeitando os métodos construtivos tradicionais e utilizando os materiais da região (paredes de pedra e barro, chão de ladrilho de barro vermelho em espiga). Aqui, chega-se a trocar a estadia pelo trabalho esporádico na quinta, como por exemplo caiar as paredes das casas, fazer jardinagem ou até realizar uma obra de arte a partir do que a Natureza dá.

Quinta da Fornalha

A Quinta da Fornalha dedica-se principalmente à agricultura biológica e sustentável, desenvolvendo atividades de Salinicultura e Fruticultura biológica há mais de 20 anos. Pela quinta veremos ainda jardins comestíveis, hortas biológicas e caminhos de ervas aromáticas para ajudar a prevenir a erosão do solo. Escusado será dizer que a compostagem é feita na quinta, evitando assim o uso de químicos.

A permacultura é também algo que se  pratica na quinta,  uma técnica que ensina a lidar com os desperdícios que muitas vezes se verificam na produção agrícola. Por isso, o figo da Quinta da Fornalha, numa primeira etapa vende-se fresco e se estiver demasiado maduro transforma-se em compota. Caso este seja pequeno seca-se e, se está azedo, faz-se aguardente. Tudo se aproveita não havendo desperdícios! Os produtos finais são vendidos na loja no edifício central, onde podemos adquirir por exemplo compotas de figo, trufas de figo, marmelada ou flor de sal.

Facilidades

A Quinta da Fornalha é composta por diversas edificações, cada uma com fins específicos, como as habitações tradicionais, o lugar para fabrico dos produtos da quinta, os espaços de comércio e restauração e a biblioteca com muitas informações a nível local sobre percursos e atividades a fazer.

As seis casas reabilitadas têm todas kitchenet devidamente equipada, excepto a Casa da Fornalha e a Casa da Horta Murada que incluem tudo o que as outras têm mais um forno e cozinha integrada.

Quarto Casal Mezanine Quinta da Fornalha

A Casa da Yuca é um T0 com capacidade para 2 a 3 pessoas, com sala com cama individual e mezzanine de madeira com cama de casal e WC com chuveiro de hidromassagem. A Casa da Malva (outro T0) tem capacidade para 2 a 4 pessoas, duas camas individuais e mezzanine de madeira com cama de casal, televisão e WC com chuveiro de hidromassagem. Na Casa do Tomilho (T0) cabem até 4 pessoas, havendo uma zona de dormir com cama de casal e uma zona de estar com sofá-cama, televisão, salamandra, WC com cabine e duche, pátio com sombra, mesa, churrasco e cama de rede.

Kitchenet Quinta da Fornalha

A Casa Limoeiro é um T1 para 4 a 6 pessoas, com um quarto grande com dois beliches e mezzanine de madeira com cama de casal, sala com salamandra, televisão e WC com banheira. A Casa Nora (T2) para 4 a 6 pessoas (2 quartos, um contem 2 beliches), está equipada com televisão, WC com banheira, pátio, mesa, cama de rede e churrasco. Já na Casa da Fornalha (T3) conseguem pernoitar até 8 pessoas (2 quartos de casal e 1 quarto com 2 beliches), possuindo uma sala com televisão, salamandra, cozinha totalmente equipada, um WC com banheira e outro com duche. Pátio, mesa e churrasco também estão incluídos!

Para grupos maiores, a quinta tem ainda à disposição a  Casa da Horta Murada, com capacidade para 10 a 24 pessoas (1 suite de casal, 4 quartos de casal, 2 quartos duplex com cama de casal e 2 beliches e 1 quarto com 4 camas individuais), sala, televisão, lavandaria e 3 WC (2 com banheira e 1 com duche) . Esta casa situa-se a 3km da quinta, na estrada que se dirige a Castro Marim.

Quinta da Fornalha

Sendo um serviço extra, os hóspedes podem também usufruir de limpeza semanal para estadias de duas semanas ou mais, pequeno-almoço e refeições leves (saladas e snacks) na piscina.

Reserva

O que fazer

Os hóspedes podem sempre participar no fabrico natural e orgânico de produtos biológicos certificados, o que faz as delícias de miúdos e graúdos. Sinta a harmonia da Natureza e participe na apanha da fruta ou na colheita da flor de sal nas salinas de Castro Marim. Com sorte, ainda será encantado pela manada de burros e éguas Lusitanas que por lá andam.

A observação da avifauna na Reserva Natural do Sapal é uma ótima atividade para fazer, assim como passear entre as salinas romanas, ir de bicicleta até aos castelos de Castro Marim, Cacela Velha ou Alcoutim ou dar um mergulho numa das mais belas praias do mundo: a Fábrica.

Para jantar, sugerimos o Restaurante Sabinos, um achado em Vila Nova de Cacela, para quem gosta de boa gastronomia portuguesa confecionada com produtos regionais, biológicos (azeite e vinagre marca De Prado) e de bastante qualidade.

Como chegar

De comboio - Existem ligações de comboio até Vila Real de Santo António, no Algarve, passando pelo apeadeiro de Castro Marim, que fica apenas a 300 metros da Quinta da Fornalha. Para informações sobre os horários consulte o seguinte link.

De autocarro - Existem ligações de autocarro até Vila Real de Santo António, cidade mais próxima de Castro Marim. Consulte os horários através do seguinte link.

De carro - Vindo de Lisboa, tome a A2 até à Via do Infante (A22). Saia em direção a Faro. Na A22 saia na saída 17 em direção a Monte Gordo. Na rotunda, saia na 3ª saída em direção a Espanha e Vila Real de St. António. A menos de 1 km, esteja atento à sinalização e vire à esquerda em direção a Castro Marim. Após passar a linha de caminhos de ferro vire na 1ª à esquerda em direção a Rio Seco. A Quinta da Fornalha é o primeiro empreendimento à esquerda.

Quinta da Fornalha

Contactos

Quinta da Fornalha8950-186, Castro Marim
+351 917 107 147 ;  +351 919 889 366; +351 281 541 733
geral@quinta-da-fornalha.com
N 37.19857 / W7.48326

Mapa