Porto obtém certificação em desenvolvimento sustentável

Porto obtém certificação em desenvolvimento sustentável

Quem visitar o Porto a partir de agora, deverá saber que visita uma cidade certificada com o nível Gold, pela norma ISO 37120 referente ao Desenvolvimento Sustentável das comunidades.

O Porto torna-se assim a primeira cidade portuguesa a obter esta importante distinção, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade e dos seus cidadãos.

Porto Romântico

O projeto de certificação foi desenvolvido pela Câmara do Porto, em articulação e parceria com todos os setores da autarquia, coordenados pelo pelouro da Educação, Organização e Planeamento, e as principais instituições públicas da cidade. A norma ISO 37120 inclui a análise de um conjunto de 100 indicadores, agrupados de acordo com 17 temas relacionados com serviços e qualidade de vida, padronizando assim a medição do desempenho económico, social e ambiental da cidade.

O Porto apresenta maior número de indicadores “Best Score” do que Londres, Barcelona, Paris, Roterdão e Milão, demonstrando que, de facto, é uma cidade que oferece uma ótima qualidade de vida aos seus habitantes. O “benchmarking” de indicadores foi realizado com estas cinco cidades do programa piloto da ISO 37120, pelas características culturais europeias e um nível de vida semelhante ao da cidade do Porto, densidade populacional e PIB per capita ajustado ao custo de vida semelhante.

Porto

A ISO 37120 lançada pelo Conselho Mundial de Dados das Cidades (World Council on City Data – WCCD) tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades e garantir que os cidadãos recebam serviços de qualidade. Com esta certificação, facilita-se a realização dos objetivos através de um processo de normalização de indicadores que descrevem as cidades e os serviços que prestam aos cidadãos.

A análise do desenvolvimento sustentável da cidade é feita através de 17 áreas temáticas, com um total de 100 indicadores para serviços e qualidade de vida nas cidades. A vantagem da norma é o estabelecimento de uma metodologia internacional para medição dos indicadores, criando um critério uniforme de comparação entre as cidades e comunidades. O desempenho das cidades não está relacionado com seu tamanho, mas com a eficiência da gestão do seu governo.

A certificação traduz-se assim em benefícios para a cidade ao nível da prestação de serviços, da alavancagem de financiamento, da transparência e atratividade de investimentos, do desempenho dos serviços urbanos e da qualidade de vida ao longo do tempo. Parabéns Porto!

Fonte: Público