Percorra o Zêzere a pé, de bicicleta ou de canoa!

Percorra o Zêzere a pé, de bicicleta ou de canoa!

A partir deste fim de semana  já será possível percorrer a pé, de bicicleta e de canoa os 370 Km de extensão que ligam a nascente do Rio Zêzere até à sua foz, em Constância, onde encontra o Rio Tejo.

A GRZ- Grande Rota do Zêzere é a primeira grande rota multidisciplinar do país, podendo ser percorrida a pé, de bicicleta e de canoa, desde a nascente do Rio Zêzere situada no Covão D’Ametade, na Serra da Estrela, até à sua foz, em Constância.

Rio Zêzere

Nos dias 26 e 27 de setembro, um grupo de atletas (o alpinista João Garcia; o atleta olímpico de BTT, David Rosa, e o canoísta Emanuel Silva, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres) vai fazer todo o percurso em estafeta, transportando um testemunho com água da nascente e dos vários pontos de paragem ao longo da rota. A iniciativa pretende assim celebrar o Dia Mundial do Turismo e qualquer pessoa pode juntar-se à festa e acompanhar o percurso dos estafetas.

Circuito da Romanização em BTT

Os 370 Km de extensão da GRZ percorrem 13 concelhos: Manteigas, Covilhã, Guarda, Fundão, Pampilhosa da Serra, Vila de Rei, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Ferreira do Zêzere, Abrantes e Constância.

A GRZ pode realizar-se de forma contínua e encadeada, por troços ou mesmo em circuitos multimodais, recorrendo a mais do que uma disciplina. Para este aspeto contribui o caráter inovador das 13 Estações Intermodais existentes ao longo do percurso, estruturas multifuncionais de apoio, que permitem aos utilizadores da rota alternarem o modo de locomoção ao longo do itinerário (pedestre, BTT e canoa), sem necessidade de sair do percurso para trocar o equipamento utilizado, ou seja, bicicletas e canoas.

Travessia em Kayak no rio Zêzere

Saiba mais sobre o programa deste fim de semana no site das Aldeias do Xisto.