Pedalar até ao topo nas Aldeias de Xisto

Pedalar até ao topo nas Aldeias de Xisto

No próximo dia 26 de julho, na Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital, será organizada a primeira das cinco Bike Roads programadas para as Aldeias do Xisto.

Os primeiros aventureiros da “Bike Road Subida Épica Ponte das Três Entradas – Alto do Colcurinho” terão pela frente 18 longos quilómetros, acompanhados de paisagens de tirar o fôlego.

Esta Bike Road, apoiada pelo famoso ciclista Cândido Barbosa, vai ter início na Ponte das Três Entradas e término na capela do alto do Colcurinho, onde o participante será brindado à chegada com uma magnífica vista sobre a Serra da Estrela e a aldeia do Piódão, a 1230 metros de altitude.

Piodão

Foto: Aldeia do Piodão

Esta iniciativa pretende, para além da prática de ciclismo e BTT, dar a conhecer esta região de Portugal e toda a sua oferta cultural, turística, gastronómica e paisagística. Na presença de um asfalto favorável, os participantes vão passar pelas Aldeias da Luz, Goulinho e Vale da Maceira e usufruir da vista para a Serra do Açor.

“As Bike Roads – Subidas Épicas trazem ao nosso país, e nomeadamente às Aldeias do Xisto, uma iniciativa inovadora e pioneira para todos os amantes do ciclismo”, salienta Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto. À semelhança de outros destinos de montanha de outros países, este projecto leva os participantes a percorrer subidas desafiantes em bicicleta.

Foto: SkyRoad GrandFondo

Foto: SkyRoad GrandFondo

As inscrições para a primeira Bike Road já estão abertas e são gratuitas. Pode fazê-la no site das Aldeias do Xisto. A organização vai lançar um concurso, na página do Facebook das Aldeias do Xisto, cujos prémios são ofertas de estadias para duas pessoas nestas Aldeias.

Para além da Subida Ponte das Três Entradas – Alto do Colcurinho, há já outras subidas agendadas, como Lousã – Trevim, Castanheira de Pêra – Trevim, Fundão – Gardunha e Porto de Vacas – Alto de Unhais.

Onde ficar hospedado

O Boutique Hotel Rural Quinta da Geia, na Aldeia das Dez, é o local indicado para relaxar após o esforço feito na Bike Road. Vale a pena uma visita!