Parque Biológico de Vinhais

Parque Biológico de Vinhais

“Vou falar-lhes dum Reino Maravilhoso. Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo….”in Um Reino Maravilhoso «Portugal». Coimbra, ed. Autor, 1950, Miguel Torga.

É no seio do Parque Natural de Montesinho que se situa o Parque Biológico de Vinhais, um equipamento público, instalado no Viveiro Florestal de Prada e no Perímetro Florestal da Serra da Coroa, a escassos 3km do centro da Vila.

Foto 6

A interpretação da paisagem da região, a conservação da natureza e a promoção da biodiversidade foram os pilares para a criação do Parque Biológico de Vinhais, o qual pretende contribuir para a valorização dos diversos recursos que a região tem para oferecer, desde a sua flora, fauna e geografia até à riquíssima história e etnografia da região.

Sustentabilidade

Todas as pessoas que ficam hospedadas no Parque Biológico de Vinhais são sensibilizadas para a necessidade de poupar os recursos naturais tais como a água e eletricidade. Percorrendo o parque apercebemo-nos da existência de ecopontos espalhados por toda a área e até um compostor para os campistas depositarem os seus resíduos orgânicos. O fertilizante natural daí proveniente é usado depois na horta e no jardim de plantas aromáticas e medicinais.

Foto 2

A piscina biológica é composta por uma zona destinada ao banho e outra destinada à depuração da água por processos biológicos, através de aquacultura. Como projeto marcadamente ecológico, esta piscina apresenta um design que reflete as formas e curvas da paisagem transmontana. Até os acabamentos são feitos de materiais da serra, como por exemplo a pedra ultra-básica e a madeira.

Entre outras das boas práticas ambientais, o Parque Biológico de Vinhais tem como objetivo promover uma estratégia de educação ambiental, que passe também pelo desenvolvimento do ecoturismo na região, motor de desenvolvimento das comunidades locais.

Facilidades

O Parque Biológico de Vinhais dispõe de vários tipos de alojamento que proporcionam aos seus visitantes uma agradável estadia. Dentro do parque pode-se usufruir de um bar, parque infantil e da piscina biológica. Plenamente enquadrados na natureza, os Bungalows do Parque prometem uma estadia de sonho e tranquilidade ao visitante. Estes são estruturas em madeira de diferentes tipologias que vão desde o T1 ao T4.

Parque Biológico Vinhais

Todos os bungalows dispõem de uma cozinha totalmente equipada (micro-ondas, placa elétrica, frigorífico e utensílios diversos), uma sala com televisão, sofá e mesa para as refeições, aquecimento central e roupa de cama e banho. Os seus agradáveis alpendres permitem o deleite dos seus hóspedes, após um longo dia de atividades na região.

Parque Biológico Vinhais Casa do Guarda

Inserida em pleno Parque Biológico, a Casa do Guarda é a escolha ideal para usufruir da paisagem e hospitalidade transmontanas. Dispõe de dois quartos, uma casa de banho, uma cozinha totalmente equipada e uma sala de jantar onde uma salamandra é garantia de serenos e encantadores serões no Inverno.

É no antigo solar setecentista da aldeia de Rio de Fornos que se situa a Hospedaria do Parque. Esta unidade tem capacidade para 50 hóspedes, dispondo de 2 quartos duplos e várias camaratas. Possui ainda um refeitório e um salão com lareira, muito apreciado nas noites de Inverno.

Parque Biológico de Vinhais

Foto 8O Parque de Campismo Rural possui também uma área para tendas e caravanas, com 250 m2, equipada com balneários, churrasqueiras e parque de merendas.

Mais recentemente, um novo conceito de alojamento surgir no Parque Biológico de Vinhais! Os ‘POD’s’ são equipamentos T1, com capacidade para duas pessoas,  com vista para a Piscina Biológica, encontrando-se totalmente equipados com roupa de cama, de banho, cozinha com micro-ondas, frigorífico, placa de vidro cerâmica, assim como todos os utensílios necessários para realizar uma boa refeição.

Foto 5

Reserva

O que fazer

Em plena comunhão com a natureza, o Parque Biológico de Vinhais oferece a cada visitante a possibilidade única de observar o quotidiano de alguns animais selvagens como veados, javalis, e aves de rapina, assim como a oportunidade de conhecer detalhadamente as raças domésticas da região, de que são exemplo a cabra-preta de Montesinho, o porco bísaro, a ovelha churra galega bragançana e o burro mirandês.

Parque Biológico Vinhais

O Parque promove ainda uma forte componente de educação ambiental, disponibilizando para o efeito uma série de ateliers e atividades de sensibilização ambiental e de descoberta da natureza sempre orientados por técnicos qualificados. As atividades regulares mais frequentemente solicitadas são visitas guiadas, caça-ao-tesouro, peddy-paper, alimentação das raças autóctones (Hora da Papinha) e passeios de burro mirandês.

Parque Biológico VinhaisDispõe de um Centro Hípico que oferece um vasto leque de atividades equestres, desde aulas de equitação, passeios de charrete, passeios pedestres, de burro e passeios a cavalo. Também no Parque existe um centro único no país, o Centro Interpretativo das Raças Autóctones Portuguesas (CIRAP), que é um centro de exposições onde estão presentes em tamanho real todas as raças autóctones existentes em Portugal.

Foto 7Outro dos equipamentos do Parque é o Centro Micológico, o qual acolhe uma série de workshops e jornadas ligadas aos cogumelos. Ao dirigir-se aos três pólos complementares: Pólo da Charca da Vidoeira, Pólo da Cidadelha e Pólo da Barragem de Prada poderá observar a fauna e flora em estado selvagem.

O Centro de BTT é uma infra-estrutura, em fase de acabamento, que permitirá aos visitantes usufruir de passeios recreativos e de lazer. Estamos ansiosos pela sua abertura!

A nível de Património Histórico e Cultural há muito para apreciar como o Museu de Arte Sacra da ordem de São Francisco com uma vasta coleção de arte. Também com paragem obrigatória temos o Parque Verde de Artes e Ofícios de modo a conhecer as tradições da antiga agricultura da região e observar os ciclos produtivos da agricultura e como outrora se praticava, sendo disso exemplo o Lagar do Azeite, o Lagar do Vinho, a Eira com uma malhadeira recuperada, o Forno e cozinha tradicional, entre outros.

Termas do Tuela

É no centro de Interpretação do Parque Natural de Montesinho, localizado no antigo castelo da vila de Vinhais, que conseguimos compreender os valores naturais que fazem deste Parque um lugar onde os visitantes se podem sentir em verdadeira comunhão com a Natureza.

Para os adeptos de caminhadas existem muitos trilhos e percursos pedestres a explorar nas redondezas, como é o caso do lindo percurso das Termas do Tuela, que passa pelas aldeias de Fresulfe e de Dine, por campos agrícolas e por bosques de carvalho-negral e castanheiros.

Como Chegar

De Carro - Vindo do Porto tome a A4  em direção a Vila Real. A4 Vila Real/Mirandela (saída Norte, 33); N315 Mirandela/Rebordelo; N103 Rebordelo/Vinhais). Quem vem de Espanha deve tomar a A52, sair em Pereiro e depois seguir pela N316 até Vinhais.

De Autocarro - A deslocação até Vinhais pode ser feita utilizando o autocarro até Bragança e posteriormente até Vinhais. Pode consultar os horários através do seguinte link.

Foto 3

Contactos

Alto da Cidadelha,
5320, Vinhais
geral@parquebiologicodevinhais.com
+351 273771040; +351 933 260 304
N 41º 51.474 W 006º 59.255
 

Mapa