OMT alerta para a necessidade de proteger o ambiente

OMT alerta para a necessidade de proteger o ambiente

No Dia Mundial do Ambiente, celebrado dia 5 de junho, o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai, deixou-nos uma mensagem a este propósito, na qual salientou a imensa responsabilidade que todos temos na proteção do ambiente. Publicamos aqui  a mensagem na íntegra:

“Mais de mil milhões de turistas viajam através das fronteiras internacionais a cada ano, muitos dos quais são inspirados para ver as maravilhas naturais do Planeta – desde as paisagens majestosas e linhas costeiras imaculadas, até à rica biodiversidade das nossas terras e mares.

Como um dos maiores ativos do turismo, o nosso património natural anima o setor do turismo global, fornecendo uma fonte de subsistência e desenvolvimento inclusivo para milhões de pessoas em todo o mundo.

ObservaRia_BMA_0219

No entanto, os nossos recursos naturais e  biodiversidade enfrentam desafios ambientais sem precedentes. O consumo desenfreado e a produção ao longo das últimas décadas têm impactado diretamente o nosso ambiente natural, colocando em risco  ecossistemas frágeis, espécies ameaçadas e habitats naturais, muitas vezes com consequências irreversíveis. Sobre todos esses desafios paira ainda a ameaça global das alterações climáticas.

Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente 2015, somos lembrados da nossa imensa responsabilidade de proteger o nosso meio ambiente à luz das escolhas que fazemos.

Mil milhões de turistas são mil milhões de oportunidades para acelerar a mudança. Apesar de pequenas ações poderem parecer irrelevantes, imaginem o impacto generalizado de uma ação responsável multiplicada por mil milhões de vezes. Mil milhões  de turistas podem realmente tornar-se mil milhões  de comissários globais – uma força unida e global que protege o futuro do nosso planeta e de todas as pessoas.

Proteger o ambiente é uma responsabilidade que todos nós compartilhamos. Quanto mais viajamos pelo mundo, mais nos tornamos conscientes das maravilhas do Planeta, chamando-nos a fazer a nossa parte na preservação do nosso património comum.

No Dia Mundial do Ambiente, gostaria de me juntar a toda a comunidade internacional e convidar todos os turistas para fazer  com que as suas ações contem enquanto viajam. Juntos, podemos assumir a grande responsabilidade de consumir com moderação.”