O Cantinho das Aromáticas

O Cantinho das Aromáticas

O Cantinho das Aromáticas é simplesmente um projeto extraordinário! Um oásis situado em Vila Nova de Gaia, a que não hesitamos de o intitular como a “Meca da Agricultura Biológica em contexto urbano”. 

Esta quinta, onde D. Pedro I viveu no século XIV, iniciou a sua atividade em 2002 como primeiro viveiro em Portugal e dedica-se especialmente à produção de mais de 150 espécies de plantas aromáticas. Ao visitar o Cantinho, podemos não só usufruir da bonita paisagem como também da Casa de Chá e da simpatia dos seus colaboradores, que acabaram de receber uma menção honrosa nos Green Project Awards em 2015, na categoria Agricultura, Mar e Turismo.

Torre Cantinho das Aromáticas

O jardim produtivo é privilegiado em termos de clima, fazendo a transição entre o Mediterrâneo e o Atlântico, isto aliado ao enorme cuidado e preparação dos solos, em que se verifica uma cultura mais biológica e sustentável, livre de químicos.

Sustentabilidade

Sendo esta quinta de produção biológica certificada, todos os seus produtos apresentam uma enorme qualidade, uma vez que se recorre a várias técnicas agronómicas com a finalidade de aprimorar as plantas aromáticas. A presença de vários animais de raças autóctones em redor da quinta ajudam também a fomentar a biodiversidade  do Cantinho das Aromáticas!

Animais Cantinho Aromáticas

Um dos elementos diferenciadores deste espaço é o facto de que, para além do conhecimento profundo das plantas, tudo é produzido com amor e muita dedicação pela equipa do Cantinho. Aqui, o uso de Organismos Geneticamente modificados está estritamente proibido.

Facilidades

Pode ainda visitar o espaço da Casa de Chá e loja onde poderá degustar alguns dos seus produtos e adquiri-los para saborear em casa.

Loja Cantinho das Aromáticas

O que fazer

No Cantinho das Aromáticas existe muita coisa para fazer!  Workshops, cursos de produção para potenciais produtores, visitas de estudo pedagógicas acerca da produção biológica com um guia experiente, servem para as participantes entrarem em contacto com as plantas e os seus aromas.

Voluntariado Cantinho Aromáticas

Inserido na Bolsa de Voluntariado desde 2009, o Cantinho é a primeira empresa agrícola do país a participar neste magnífico projecto nacional. Neste sentido, todos aqueles que pretendem aprender mais sobre agricultura em modo de produção biológica podem visitar este magnífico jardim à beira mar plantado (literalmente!).

Como chegar

De comboio - o Cantinho das Aromáticas fica a 1km do apeadeiro de Coimbrões, em Vila Nova de Gaia, demorando cerca de 15 minutos a pé até ao local. Para saber os horários dos comboios consulte o seguinte link.

De autocarro - existem ligações do Porto até bem perto do Cantinho. Consulte o seguinte link para obter mais informações sobre as carreiras e horários.

De carro - Vindo de Lisboa em direção à Ponte da Arrábida deve tomar a saída Canidelo/Devesas. Seguidamente vire à direita em direção a Canidelo. Na 1ª rotunda tome a 2ª saída, pela Rua Nova do Fojo. Na 2ª rotunda tome a 1ª saída, continuando pela Rua Nova do Fojo. Na 3ª rotunda tome a 2ª saída, pela Rua da Bélgica. No 1º cruzamento com semáforos, vire à esquerda tomando a Rua do Meiral. Siga sempre em frente até chegar ao Cantinho das Aromáticas, à sua direita.

Vindo do Norte, passando a Ponte da Arrábida, tome a saída Canidelo/Devesas. Na 1ª rotunda tome a 1ª saída, pela Rua da Bélgica. No 1º cruzamento com semáforos, vire à esquerda tomando a Rua do Meiral. Siga sempre em frente até chegar ao Cantinho das Aromáticas, à sua direita.

perpetuas

Contactos

Quinta do Paço
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo – Vila Nova de Gaia
41º07’30.00”N; 8º38’40.82”W
+351 227 710 301 ou +351 912 260 714
www.cantinhodasaromaticas.pt
 

Mapa