Monte da Várzea

Monte da Várzea

Rodeado por um extenso milheiral e bem pertinho das margens do Tejo, o Monte da Várzea é o local ideal para desfrutar de uns dias de férias no campo, aproveitando as delícias do Verão ou o aconchego do Inverno, de uma forma sustentável.

Nesta unidade de turismo rural somos recebidos com a hospitalidade de Margarida e Francisco, os proprietários, e a simpatia de toda a sua equipa. Localizado a escassos 38 km do Centro Geodésico de Portugal, é bastante fácil chegar ao Monte da Várzea, um empreendimento dog friendly que fica apenas a 1h30 de Lisboa e 1h45 do Porto.

Monte da Várzea Quarto 2

Sustentabilidade

No Monte da Várzea são visíveis as diversas práticas sustentáveis implementadas, tais como os 6 painéis solares que aquecem a água, que por sua vez também entra no circuito do ar condicionado e produz calor durante o Inverno. O edifício foi todo ele reconstruído, contudo manteve-se a traça arquitetónica da casa antiga.

Monte da Várzea 1

Nos campos agrícolas do empreendimento, a rega é feita gota-a-gota e vários dos produtos colhidos, como o tomate, alface, couves, pepino, feijão verde e azeite, são para consumo próprio. A alimentação de borregos e javalis nos terrenos do Monte também é frequente.

Monte da Várzea WC

No Monte da Várzea é promovida também a separação de resíduos para reciclagem, através por exemplo de ecopontos distribuídos por diferentes áreas do empreendimento.

Facilidades

O Monte da Várzea tem a capacidade para alojar 28 pessoas em 12 casas (T0, T1 e T2) muito bem decoradas, aliando a tradição com a modernidade. Existe também um quarto para pessoas com mobilidade reduzida. Todos eles dispõe de TV, minibar, secretária, WC com chuveiro e ar condicionado. Para quem levar bebés podem sempre requisitar um berço na recepção.

Monte da Várzea Quarto 3

É no restaurante “Entre Milhos”, na companhia de uma bela lareira e aberto ao público, que podemos almoçar ou jantar com uma vista soberba para a paisagem, que abrange o milheiral e o povoado da outra margem do Tejo. Se pretender um jantar mais recatado, ou romântico…, o mesmo pode ser servido no quarto, a pedido.

Monte da Várzea Restaurante

O bar, decorado com motivos de Rali, não fosse o Francisco um antigo campeão da modalidade, é o local ideal para beber um copo e confraternizar com os amigos num ambiente bastante familiar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A piscina exterior é qualquer coisa de fantástica, também ela rodeada pelo milheiral e com longas e confortáveis espreguiçadeiras para descansar.

Monte da Várzea Sala

Aberto todo o ano, o Monte da Várzea dispõe ainda de uma Sala de estar, uma Sala de reuniões e de muitos recantos para namorar, passear e para se estar em família ou com amigos.

Reserva

O que fazer

O vasto terreno junto ao Tejo possibilita uma variedade de atividades para tirar o melhor partido da sua estadia e estar em permanente contacto com a Natureza. Uma relaxante caminhada pelo campo, uma descida do rio de canoa, um passeio de cavalo ou uma aventura num dos diversos trilhos de BTT são algumas das opções que sugerimos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Monte da Várzea fica a uns escassos 20 km de Abrantes, uma cidade centenária onde poderá percorrer a pé o seu centro histórico e visitar algum do seu Património mais emblemático, como é o caso do Castelo/ Fortaleza de Abrantes, conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques. Um passeio a pé, ou de bicicleta, pelo parque urbano e ribeirinho Aquapolis é também uma ótima sugestão, podendo até petiscar algo nos restaurantes, bares e esplanadas do local.

Se gosta de História, vai adorar visitar a vila de Constância, onde por todo o lado se respira Luís de Camões, o nosso grande poeta que viveu por lá algum tempo. Por último, mas obrigatória, será uma visita ao Castelo de Almourol, uma edificação mítica situada numa pequena ilha escarpada do rio Tejo, outrora pertencente à Ordem dos Templários.

Como chegar

De comboio - Do Porto ou Lisboa apanhe o comboio Inter-Cidades até à cidade de Abrantes, sendo que o Monte da Várzea pode realizar o transporte de Abrantes até ao empreendimento. Consulte aqui os horários.

De autocarro -  A Rede Expresso tem ligações de vários pontos do país até Abrantes, sendo que o Monte da Várzea pode realizar o transporte de Abrantes até ao empreendimento.

De carro - Vindo da A1 saia em direção à A23. Na A23 saia na saída para Gavião/ Mouriscas. De seguida, siga as indicações para Pego e Gavião, percorrendo a N358. Passe a ponte sobre o rio Tejo. Na rotunda saia na terceira saída em direção a Alvega pela N118. Após cerca de 2,5 km, verá uma igreja do seu lado esquerdo, devendo virar imediatamente antes à esquerda, pela estrada de terra batida. 350 metros mais à frente, vire à direita na bifurcação e chegará ao seu destino.

Monte da Várzea Milheiral

Contactos

Monte da Várzea, Casa Branca, 2205-134,  Alvega
 39°27’59.9″N   8°00’49.7″W 
+351 241 822 284 
reservas@montedavarzea.com
 

Mapa