Monte da Serralheira

Monte da Serralheira

Adorava conhecer uma verdadeira herdade tradicional situada perto de uma cidade histórica e considerada património mundial? O Monte da Serralheira, galardoado pela Green Key, fica apenas a 3 km da cidade de Évora e é um local onde encontra a sustentabilidade aliada ao turismo e à agricultura.

Este projeto de agroturismo começou em 1992 com a compra do Monte da Serralheira por um casal de jovens empreendedores quando chegaram a Portugal.  George e Lucia van der Feltz  traziam o desejo de um dia serem um exemplo de empreendedorismo agrícola e turismo sustentável com 130 hectares de vinhas, oliveiras e trigo. Nós pensamos que o conseguiram!

Sustentabilidade

A nível energético o Monte da Serralheira dispõe de painéis solares que tornam a herdade auto-suficiente em relação ao seu consumo de eletricidade. Para além disso,  os hóspedes podem consultar inúmeras informações relativamente aos elementos da natureza existentes na paisagem envolvente, desde plantas, árvores, pássaros ou répteis. A reciclagem faz igualmente parte do dia-a-dia desta herdade, realizando-se aqui a separação de papel, vidro, plástico, metal e matéria orgânica. É de destacar que a matéria orgânica que é recolhida e tratada e transformada em adubo para a fertilização das suas terras.

Facilidades

O Monte da Serralheira dispõe de apartamentos remodelados T1 e T2 com casa de banho privativa e com a possibilidade de cama extra, sala com kitchenette equipada, terraço privado com acesso ao jardim e wifi. No alojamento também estão incluídos o aquecimento, a roupa de casa, a limpeza diária e um dossiê com informação útil disponibilizado em várias línguas.

Reserva

O que fazer

Nada melhor do que ter a anfitriã da herdade, Lucia, guia oficial, para ajudá-lo a programar as suas saídas. Para os amantes da natureza existe a possibilidade de fazer passeios a pé pela região, montar a cavalo ou andar de bicicleta. Se deseja passar um dia mais relaxante, pode sempre aproveitar e render-se a uma das espreguiçadeiras ao lado da piscina,  aproveitando para contemplar a beleza da paisagem alentejana.

E já que a cidade de Évora fica apenas a 3 km da herdade, aproveite para realizar os roteiros disponibilizados pela Câmara Municipal: os Roteiros Histórico, Évora Monumental e Évora Megalítica. Em alternativa, os Percursos Ambientais constituem uma rede de vários itinerários que se estendem desde a cidade de Évora até aos limites do concelho.

Como Évora não é só feito de monumentos não perca a oportunidade de deliciar-se com os seus produtos tradicionais e de conhecer o artesanato local. Da cozinha eborense destacam-se a açorda alentejana, a sargalheta de toucinho à moda de Évora, a sopa de cação, o coelho manso à moda do Convento de Santa Clara, as migas com carne de porco e os pezinhos de porco de coentrada. Nas sobremesas são típicos o bolo Joana do Convento de Santa Clara, o bolo Rolão, as queijadas, a encharcada do Convento de Santa Clara, a sericaia, o torreão real de Évora, o pão de rala e outros doces de ovos, amêndoa e chila. No artesanato podemos enumerar a azulejaria, as cabaças, as peças em cerâmica, a cortiça e madeira, o mobiliário tradicional e as peles.

Como chegar

Carro – Se vier da cidade do Porto, siga pela A1, A 13 e A6, tomando a EN114 em direção a Évora. Tome a saída 5 na A6 e depois continue pela EN114.  Na rotunda vire à direita na direção de Beja. Nas próximas três rotundas siga em frente em direção a Beja. Depois da fábrica Tyco tome a rotunda (com 4 palmeiras) à direita em direção a Almeirim. Siga em frente na rotunda em direção a Almeirim. Na rotunda depois da ponte vire à direita em direção ao Monte da Serralheira numa estrada de terra batida. Após 300 metros vire à esquerda. O monte em frente é o Monte da Serralheira.

Se vier da cidade de Lisboa, siga pela A2 e A6 para a EN114 em Évora. Tome a saída 5 na A6 e depois continue pela EN114. As restantes indicações são as mesmas que as anteriores.

Comboio - Caso parta de Lisboa, pode sempre apanhar o comboio na estação Lisboa – Oriente em direção à estação de Évora. Para mais informações sobre horários consulte o site www.cp.pt. Chegado à estação de Évora aconselhamos que apanhe um táxi para o levar até ao Monte da Serralheira.

Contactos

Lucia van der Feltz
Monte da Serralheira
Rotunda de Serralheira
7005 – 797 Évora
+351 266 741 286

Mapa