Moinho do Maneio

Moinho do Maneio

Bem pertinho da Reserva Natural da Serra da Malcata, a 8 km de Penamacor, as Casas do Moinho do Maneio são um lugar perfeito para descansar com todo o conforto e tranquilidade, onde a ausência de televisão o irá desligar do Mundo e os tablets e smartphones passam para um segundo plano.

A poucos metros da estrada para Valverde del Fresno, junto às margens da ribeira da Baságueda, encontramos o Moinho do Maneio, com as suas casas tipicamente feitas de xisto, recuperadas de uma antiga ruína pelo Rui e Anabela, um casal que quis fugir do reboliço da cidade e que pouco a pouco, terreno a terreno, dá agora mais vida a esta região do interior do país, já muito próxima de Espanha.

Moinhos do Maneio

Sustentabilidade

O projeto do Moinho do Maneio é todo ele singular, tendo-se procurado os materiais da região – xisto, barro e madeira – para recuperar uma boa parte das casas existentes, juntando à organização de atividades de ecoturismo para os seus hóspedes, tudo em prol de um melhor ambiente.

Com recurso a eletricidade da rede mas também energia renovável, resultante dos painéis fotovoltaicos montados, o empreendimento recorre à utilização de lâmpadas de baixo consumo bem como electrodomésticos com eficiência energética de Classe A ou superior. Um controlo tão apurado que até a temperatura do frigorífico é controlada e registada!

No que diz respeito à água, as casas têm um sistema de economia e redução do consumo nas casas de banho (autoclismo de dupla descarga) e as toalhas e lençóis não são mudados todos os dias, para evitar consumos desnecessários.

A reciclagem de resíduos neste espaço de Turismo Rural faz já parte da rotina diária, evitando-se ainda o uso de produtos embalados individualmente, sobretudo nos pequenos-almoços em que tomam primazia os produtos regionais apresentados em formato familiar. As áreas verdes são geridas sem a utilização de produtos químicos e fitofarmacêuticos. E, para reduzir o consumo de papel, é política do Moinho do Maneio evitar a impressão desnecessária de documentos.

Facilidades

O Moinho do Maneio possui quatro pequenas habitações. Duas casas maiores e com kitchenet de apoio; duas mais pequenas, quartos duplos, todas disponíveis para quem pretender disfrutar de sossego e tranquilidade, sempre em pleno contacto com a natureza.

A Casa do Alecrim, com capacidade para 2 pessoas (máximo 4), tem uma cama de casal (Queen-size), kitchenete e lareira. Já a Casa da Pipa tem também capacidade para 2 pessoas (até um máximo de 5), 2 camas single, kitchenete, lareira e uma peculiar banheira construída numa antiga pipa de vinho.

Moinhos do Maneio

O Quarto das Andorinhas, com capacidade para 2 pessoas (máximo 3) tem uma cama de casal e uma convidativa salamandra. O Quarto do Amieiro tem capacidade para 2 pessoas, uma cama de casal e aquecimento.

quarto_andorinhas Moinhos do Maneio

Reserva

O que fazer

O concelho de Penamacor tem sítios fantásticos para visitar, ideais para quem gosta não só do contacto com a Natureza, como também de conhecer o Património e Cultura das regiões.

Nos dias quentes de Verão, sabe bem um mergulho nas águas cristalinas da ribeira ali ao pé ou um passeio de canoa. O Moinho do Maneio oferece ainda outras atividades, tais como BTT, passeios a cavalo por Monsanto e caminhadas.

Moinho_do_Maneio_alpendre_ribeira

Para quem pretender relaxar, podem ser também proporcionados momentos de Reiki, massagens, meditação e reflexologia.

Aqueles que apreciam o contacto com os lavores tradicionais da região, poderão participar na produção de pão, nas atividades agrícolas e na produção de compotas.

Moinhos do Maneio

Monsanto, Penha Garcia, Idanha-a-Velha, Sortelha, Belmonte e Castelo Novo, são algumas das Aldeias Históricas que pode conhecer, agora também através da Grande Rota das Aldeias Históricas (GR22) que foi renovada muito recentemente, sendo a oportunidade perfeita para aventureiros e amantes de caminhadas e BTT poderem desfrutar ainda mais desta região.

Como chegar

De comboio – A estação de comboios principal que fica mais próxima situa-se em Castelo Branco, que fica ainda a 60 minutos de carro até ao destino. Para mais informações consulte o link www.cp.pt.

De autocarro – Consulte a Rede de Expressos para se informar dos horários das ligações efetuadas entre Lisboa e Penamacor.

De carro – Vindo de Lisboa, na A1, saia para a A23 em direção a Abrantes/ Castelo Branco. Na A23 tome a saída para Castelo Branco Norte/ Pampilhosa/ Penamacor e siga pela Nacional 233. Na Nacional saia quando surgir a indicação para Espanha, seguindo depois pela R346. Após cerca de 9,5 km esteja atento à placa à sua esquerda que indica o Moinho do Maneio, entrando aí por uma estrada de terra batida até ao seu paraíso.

Vindo do Norte, pela A1, saia na saída para a A25 em direção a Viseu. Após passar perto da Guarda (ainda na A25), saia em direção a Lisboa/ Guarda Sul/ Covilhã/ Portalegre, tomando a A23. Na A23 saia em direção ao Sabugal/ Belmonte. Na rotunda deve apanhar a primeira saída, tomando a N345 até Capinha. No final da N345 vire à sua esquerda em direção a Penamacor, pela N346. Após Penamacor siga um pouco pela N233 e saia quando surgir a indicação para Espanha, seguindo depois pela R346. Após cerca de 9,5 km esteja atento à placa à sua esquerda que indica o Moinho do Maneio, entrando aí por uma estrada de terra batida até ao local.

Moinho_do_Maneio_26

Contactos

Rui Marcelo e Anabela Martins
M569 Km 6,8 Ribeira da Bazágueda
Penamacor
+351 918 904 233/ +351 277 394 399

Mapa