Medronho e Castanha em festa em Oleiros

Medronho e Castanha em festa em Oleiros

A 9ª Mostra do Medronho e da Castanha é uma feira temática que se realiza nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro e que enaltece dois produtos outonais com uma ligação muito forte a Oleiros.

Desde Produtores, Chefs, Artesãos e Investigadores que exploram todas as vertentes destes deliciosos produtos, a mostra contará com 20 stands de atividades ligadas ao tema e com muita animação durante o fim-de-semana. Pelas 15h00 de sábado haverá o Showcooking “Descobrir a Castanha e o Medronho”, com o Chef Luís Machado que irá cozinhar ao vivo receitas que desafiam a utilização habitual do Medronho e da Castanha.
MEdronho e castanha

Pelas 17h00, chega a vez do Concurso Gastronómico “Valorizar o Medronho e a Castanha”, aberto a toda a população, que pretende escolher o melhor doce ou salgado onde o Medronho ou a Castanha sejam os reis da receita. O dia termina com o Medronho Fora d’Horas, onde até à meia-noite contaremos com uma atuação musical de Rui Gaio.

No domingo a Mostra vai para fora de portas, com duas atividades desportivas que já são hábito de anos anteriores.

A Caminhada “Rota do Medronho” contempla 10Km de percurso por trilhos do Estreito, com partida de Oleiros pelas 9h00 (transporte gratuito) e a começar no Largo da Srª da Penha pelas 9h30. Além do reforço alimentar, o tema volta a ser pano de fundo desta caminhada que vai passar por uma vasta plantação de Medronheiros.

caminhada Rota do medronho

A IX Maratona de BTT com o mesmo nome da Caminhada, começa às 9h00 junto à Piscina Municipal de Oleiros.  Esta é uma das 6 provas do Troféu de Maratonas da Beira Interior e tem dois percursos à escolha: maratona de 70Km e meia-maratona de 35Km. As inscrições incluem também o almoço que é extensível aos participantes da Caminhada pelo valor de 10€.

BTT Oleiros

A Mostra do Medronho e da Castanha é também uma Mostra Gastronómica, uma vez que neste fim-de-semana, os restaurantes são convidados a criar uma ementa alusiva à temática. Ambos os dias deste evento contam ainda com atuações do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, do Rancho do GAIO e da Sociedade Filarmónica Oleirense.

Apesar de ser a 9ª edição, a Mostra continua a prometer novidades, tendo em vista cada vez mais a dignificação do Medronho e da Castanha. Parta à descoberta!!