Mata do Buçaco ultrapassa os 200 mil visitantes

Mata do Buçaco ultrapassa os 200 mil visitantes

A Mata do Buçaco ultrapassou em 2015 a barreira dos 200 mil visitantes, um número que a Fundação que gere o espaço espera superar em 2016, com o reconhecimento como Património Mundial da UNESCO à vista.

O otimismo dos responsáveis da Fundação Mata do Buçaco assenta numa tendência do crescimento do número de visitantes registados nos últimos anos, resultado da gestão integrada do vasto património florestal, histórico, cultural, religioso e militar da Mata Nacional.

Os caminhos da Mata do Buçaco são procurados por muitos visitantes estrangeiros, sobretudo franceses, russos, ingleses e nórdicos, que atraídos pela beleza natural da Mata, pelos vestígios históricos e culturais, e alguns até por motivos religiosos.

bussaco

O turismo religioso é também uma aposta da Fundação, tendo, por exemplo, o número de visitantes oriundos de Israel  aumentado em 2015. Isto porque a Mata do Buçaco é o único local do Mundo que tem uma Via-Sacra à escala de Jerusalém.

Outra parte dos visitantes da Mata, nacionais e estrangeiros, são ainda atraídos pelas memórias da Batalha do Buçaco, integrada na última das três invasões napoleónicas a Portugal (julho de 1810 a abril de 1811), que pôs em confronto os exércitos francês e anglo-luso.

Em 2016, a Fundação pretende recriar na mata os tempos da batalha, organizando no dia do feriado municipal da Mealhada (5 de maio) um espetáculo noturno que contará com animação da companhia de teatro Viv’Arte, de Oliveira do Bairro.

Mata do Buçaco

A Fundação está a intensificar a recuperação do Buçaco com vista ao seu reconhecimento como Património Mundial da UNESCO (a Mata Nacional já consta da lista indicativa nacional com a designação “Cerca dos Carmelitas Descalços, Bussaco”). Em 2016, a Fundação espera que a Mata do Buçaco seja finalmente classificada como Monumento Nacional. Vamos todos torcer por isso!

Fonte: Observador

Onde ficar

As Casas do Bussaco, recentemente recuperadas, são um excelente local para ficar hospedado, bem pertinho da Mata e dos locais históricos a visitar. Saiba mais sobre as facilidades e as boas práticas ambientais destas casas no nosso interessante artigo.

Casa do Miradouro Bussaco