IX Fim-de-semana Gastronómico dos Milhos em Ribeira de Pena

IX Fim-de-semana Gastronómico dos Milhos em Ribeira de Pena

O município de Ribeira de Pena promove nos dias 4, 5 e 6 de março, o IX Fim-de-semana Gastronómico dos Milhos em parceria com os restaurantes aderentes do concelho, com vista à divulgação deste prato típico do concelho.

Os milhos são uma espécie de farelo grosso obtido por moagem do milho, sem chegar a ser farinha. Põe-se a cozer em água temperada de sal, carne de porco bem demolhada ou fresca, de preferência com osso. Coze-se temperada com paciência para a carne ficar bem desfeitinha. Deita-se depois sobre esse caldo a farinha e mexe-se com uma colher de pau até se obter uma espécie de papa. Este é um prato muito típico da região e que merece ser celebrado.

Festival milhos Ribeira de Pena

Paralelamente à gastronomia, porque há que queimar as calorias, várias entidades, incluindo à Câmara Municipal de Ribeira de Pena, organizam a Rota dos Milhos, que consiste numa caminhada e num passeio de BTT, no dia 6 de março.

A Caminhada terá início às 9h e terminará por volta das 12h30. Com cerca de 10 kms, terá início no Pena Aventura Park, passando pelo Parque Ambiental do Bucheiro, pela Igreja do Divino Salvador, pela Casa Museu de Camilo Castelo Branco e pela Ponte de Arame, com transporte para o regresso para o ponto de partida.

O Passeio de BTT começa também às 9h e terminará por volta das 12h30. Com cerca de 35 kms, este passeio inicia-se no Pena Aventura Park e terminará no mesmo local, passando por alguns dos locais emblemáticos do concelho de Ribeira de Pena, como a Levada de Agunchos, a Casa Florestal de Vilarinho e o Parque Natura de Lamelas.

Para mais informações consulte www.cm-rpena.pt ou contacte o município de Ribeira de Pena através do 259 490 50 ou do email: geral@cm-rpena.pt.

Mapa