I Jornadas de Turismo de Natureza em Melgaço foram um sucesso

I Jornadas de Turismo de Natureza em Melgaço foram um sucesso

De 20 a 23 de Outubro, decorreu em Melgaço, o evento PEGADA ZERO – I JORNADAS DE TURISMO DE NATUREZA – PNPG, que teve por objetivo a criação de sinergias entre empresas de animação, restauração, alojamento, e entre a comunidade local em prol da divulgação do riquíssimo património natural da região.

A organização do evento foi da responsabilidade da Câmara Municipal, juntamente com entidades locais e a apresentação do evento foi feita pelo autarca de Melgaço, Manoel Batista, que destacou as potencialidades da vila para os turistas e amantes do Turismo de Natureza. O autarca afirmou ainda que “Melgaço tem um grande conjunto de oportunidades de negócio que poderão ser aproveitadas pelos empresários e por isso mesmo estão recetivos para acolher ideias de negócio que promovam o município e que o assumam como destino de Turismo de Natureza”.

melgaco-1

Entre os vários participantes, destacaram-se os operadores turísticos, blogueiros, jornalistas e turistas que participaram nas várias atividades contempladas no evento e que permitiram apresentar a região, as suas gentes e costumes, mostrando que em Melgaço é possível viver momentos de aventura e adrenalina, em segurança.

melgaco-5

Assim, do programa constaram várias atividades e ações, tais como rafting, canyoning, percursos pedestres, provas de alvarinho, tour à serra da peneda, percursos de btt, batismo hípico, primitive race, arvorismo, slide, rappel, escalada e para os mais curiosos a possibilidade de observarem as cabras montês, uma espécie rara em Portugal, existindo apenas na Serra do Gerês e na Serra Amarela.

melgaco-2

O evento ofereceu ainda a possibilidade de se participar em WORKSHOPS: ‘Plantas e sabores’ (uso de plantas aromáticas/medicinais da região), ‘ Fotografia de Natureza’ e ‘ Workshop de Pão Castrejo’. Os mais novos (a partir dos seis anos) também foram contemplados, com diversas atividades educativas que decorrerem durante as oficinas temáticas.

melgaco-4

A organização já assegurou que este foi o primeiro, de muitos eventos que irão decorrer no âmbito do turismo de natureza em Melgaço, privilegiando sempre a conservação deste património natural.

No sábado houve ainda tempo para se debater o Turismo de Natureza, no coloquio ‘Rios e montanha, aventura e segurança’ onde participaram vários especialistas de renome, de forma a comprovar que em Melgaço é possível viver momentos de aventura e adrenalina com segurança.