Geopark Terras de Cavaleiros

Geopark Terras de Cavaleiros

O Geopark Terras de Cavaleiros é uma área geográfica bem definida no Concelho de Macedo de Cavaleiros, focada nas pessoas e nas suas atividades, preservando e celebrando as suas tradições, cultura e os seus valores sociais. Aqui aposta-se no turismo responsável e preocupado com os valores culturais, históricos e ambientais, promovendo aquilo que é autêntico e único, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da região.

A região de Macedo de Cavaleiros é conhecida pelo seu valor geológico e natural com uma notável herança cultural e gastronómica, com a arte de bem receber das gentes simpáticas de Trás-os-Montes . Vale mesmo a pena uma visita!

caretos1

Atividades

Existem diversas atividades que pode fazer neste geoparque, tais como percursos pedestres, asa delta, parapente, BTT, hipismo, escalada, entre muitas outras. O Geoparque oferece ainda cursos e workshops sobre Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres, Identificação de Orquídeas Silvestres e Observação de Aves (birdwatching).  Ao longo do ano pode aproveitar para visitar as festas e feiras que ocorrem na região como a do Entrudo Chocalheiro, o Festival Internacional de Música Tradicional ou as Jornadas da Primavera.

No Verão pode dar ainda uns mergulhos na Praia da Fraga da Pegada (Galardoada sucessivamente com a Bandeira Azul e reconhecida como praia acessível), e na Praia da Ribeira, uma das 7 mais maravilhosas praias de Portugal.

geoparque terrascavaleiros

Como chegar

Carro – Vindo do Porto siga pela Auto-Estrada Transmontana (A4), depois tome a IP2 em direção a Macedo de Cavaleiros.

Autocarro – em várias cidades de Norte a Sul do país poderá apanhar a Rede Expresso, RodoNorte ou Santos que asseguram a ligação de autocarro até Macedo de Cavaleiros.

Para saber mais sobre os geossítios a visitar em Terras de Cavaleiros aceda aqui ao seu site.