Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo

O Geopark Naturtejo oferece uma grande variedade de produtos turísticos, tendo como objeto precioso a natureza. Veja o que esta região tem para lhe mostrar, sinta as marcas que o tempo foi deixando, delicie-se com os aromas e aproveite cada momento!

O  Geoparque da Meseta Meridional, integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Da Raia à Beira Interior, passando pelo Pinhal Interior até ao Alto Alentejo, este é um território de elevado potencial turístico e com diversas atrações.

Atividades

Sendo um parque cheio de espaços naturais, não podiam faltar atividades que agradam a todos os amantes da natureza. Aqui pode desfrutar de passeios de barco, percursos pedestres, BTT, birdwatching, safari fotográfico, canoagem, rotas proporcionadas pelo parque, hipismo, escalada, entre muitas outras!

No que ao geoturismo diz respeito, este parque oferece 600 milhões de anos preservados em rochas e paisagens que poderá contemplar aquando da sua visita. São 16 geomonumentos que poderá visitar neste geoparque, entre os quais o famoso inselberg granítico de Monsanto, os quartzitos de Penha Garcia ou as árvores petrificadas de Vila Velha de Rodão.

Inselberg de Monsanto

Inselberg de Monsanto

Quartzitos Penha Garcia

Quartzitos de Penha Garcia

Quanto à gastronomia, toda a zona é rica em borrego e cabrito, sejam eles assados, ensopados, recheados, ou estonados. O porco e os seus deliciosos enchidos, como os maranhos e o bucho, fazem também as delícias dos comensais. Se optar pelo peixe também não se irá arrepender. A zona é rica em peixes de rio, tais como o barbo, a carpa, os achigãs, as trutas, a lampreia e as enguias. No que aos doces diz respeito, os bolos secos como as broas de mel ou as cavacas são dos mais conhecidos. Aqui também se comem boas azevias, filhós e sonhos, mas deixemos os fritos para a época do Natal.

Outro dos produtos ex-libris da região é o queijo amarelo de Idanha-a-Nova, considerado um dos melhores queijos do mundo, distinguido já com vários prémios internacionais. Não deixe de o comprar no local para o saborear depois em casa!

Cabrito Naturtejo

queijo-idanha

Como chegar

Comboio – A Linha da Beira Baixa faz a ligação entre Lisboa e a Covilhã, devendo sair na estação de Vila Velha de Ródão ou de Castelo Branco para conhecer o Geopark Naturtejo. Se vier do Norte, deve mudar de comboio no Entroncamento. Consulte os horários em www.cp.pt.

Autocarro – A Rede Nacional de Expressos tem à sua disposição várias ligações até Vila Velha de Ródão ou Castelo Branco, que partem de vários pontos do país.

Carro – Vindo do Norte,  pela A1, saia na saída 11 em direção a Condeixa. Após a portagem siga pela A13 e saia depois para o IC8 em direção a Castelo Branco. Vindo de Lisboa, pela A1, deve apanhar depois a A23 que o leva diretamente a Castelo Branco.

Para saber mais sobre este parque aceda aqui ao seu site.