Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa

Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa

Entre os dias 18 e 27 de Março, o Município do Fundão organiza a sétima edição do Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa”. São 16 restaurantes e cinco pastelarias que nos deixarão com água na boca.

Inserido na Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão, Paulo Fernandes, presidente da Câmara, acredita que “é mais um motivo de atração para visitar o Fundão nesta altura do ano, em que os sabores alusivos à Páscoa podem ser acompanhados por todo um programa cultural que preparámos na região”.

o-alambique

A gastronomia é um reflexo das tradições quaresmais, que ainda hoje se assumem como um acontecimento central do ano litúrgico, reproduzindo-se em cada casa e em cada família reunida nesta época pascal, criando e preservando a identidade gastronómica do Fundão.

Neste festival vão participar os restaurantes As Tílias, Boguinhas, Cantinho dos Grelhados, Hermínia, Marisqueira Bela Vista, O Alambique de Ouro, O Parque, O Telhas e o Snack-Bar Sítio do Vale (Fundão), Fiado Restaurante (Janeiro de Cima), Hotel Rural Casa da Eira (Pêro Viseu), O Mário (Cruzamento de Alcaria), Papas e Migas (Alcaria), O Cerejal (Alpedrinha), O Pipo (Souto da Casa) e O Fernandes (Telhado), assim como as pastelarias A Laranjinha, Arte e Doce, Formiga, Paris e Salgados da Ana (Fundão).

Pastel de Cereja do Fundão (4)

Sobre a Quadragésima

A Quadragésima realiza-se ao longo das sete semanas que precedem a Páscoa, entre 10 de Fevereiro e 27 de Março. É um ciclo de turismo religioso, dedicado às tradições do sagrado, ao teatro, às artes, à música e à gastronomia. Este evento, fomenta a redescoberta das tradições religiosas do território e divulga o património artístico local. Realiza-se todos os anos no concelho do Fundão e envolve mais de dez freguesias.