Fórum de Turismo no Vale do Douro quer afirmar o Douro Ibérico

Fórum de Turismo no Vale do Douro quer afirmar o Douro Ibérico

O Douro como recurso turístico das regiões do Norte de Portugal e de Castela e Leão vai servir de mote para o Fórum de Turismo no Vale do Douro, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 5, no Espaço Miguel Torga [São Martinho de Anta, Sabrosa].

Com a participação de 15 oradores portugueses e espanhóis, o Fórum servirá como ponto de encontro privilegiado entre entidades públicas e empresários do setor turístico que operam no Vale do Douro-Duero.

Organizado pela Fundação Rei Afonso Henriques (FRAH), em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal,a Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) e a Câmara Municipal de Sabrosa, o Fórum de Turismo no Vale do Douro realiza-se pela primeira vez e pretende que o envolvimento de todos os agentes possa catapultar o Vale do Douro como um destino turístico internacional, defendendo a aposta numa marca agregadora e numa estratégia de atuação concertada.

A sessão de abertura será protagonizada pelo presidente da autarquia de Sabrosa, José Marques, pelo secretário-geral da FRAH, José Luis Prada, e pelo presidente da AETUR, Luís Marques.

O papel do Douro nas estratégias de promoção turística, quer no Norte de Portugal, quer na região de Castela e Leão será abordado por representantes da Dirección General de Turismo da Junta de Castilla y León e do Turismo de Porto e Norte de Portugal.

Seguir-se-ão as intervenções dos deputados de turismo de Valladolid, de Zamora e de Burgos sobre o Douro como recurso turístico no território de Castela e Leão. Será ainda apresentada a experiência da Rota de Enoturismo de Ribera del Duero.

Douro

Sobre a mesma temática, mas reportando-se ao território nacional, tomarão da palavra os presidentes das Comunidades Intermunicipais de Trás-os-Montes, Américo Pereira, e do Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha, bem como o representante da Comunidade Intermunicipal do Douro, Rui Lima, e a diretora do Departamento de Turismo da Câmara do Porto, Susana Ribeiro. Decorrerá também a apresentação da Rota do Românico.

A sessão da manhã será encerrada por Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), e por Jorge Abrantes, do Conselho Directivo do Turismo de Portugal.

Os trabalhos serão retomados pelas 16h, com a apresentação dos resultados do projeto “Promoção da Rota Património Mundial Douro-Duero”. Será divulgada a nova plataforma online do projecto, bem como um spot promocional e um documentário. Por fim, abrir-se-á um debate sobre as estratégias de aproveitamento turístico no Vale do Douro, com moderação de José Luis Prada, da FRAH.

A participação no Fórum de Turismo no Vale do Douro é gratuita, mas recomenda-se confirmação da presença por e-mail (geral@frah.es ou comunicacao@cm-sabrosa.pt).

O Fórum de Turismo no Vale do Douro é apoiado pelo Programa Operacional Regional do Norte e pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal. A FRAH pretende afirmá-lo como um evento de referência anual para os agentes que atuam em prol do desenvolvimento turístico do Douro Ibérico.

Fonte: Notify – Atelier de Comunicação