Festejar o Natal nas aldeias e vilas de Portugal

Festejar o Natal nas aldeias e vilas de Portugal

Já começou a época natalícia e, como manda a tradição, muitas vilas e aldeias portuguesas dão as boas vindas aos visitantes passageiros, enfeitando-se para os receber de forma calorosa e tradicional!

Por esta altura, não há ruas ou praças que não se encham de luz e deliciosas iguarias natalícias, que alimentam momentos de partilha e convívio entre família e amigos! Deixamos assim algumas sugestões de aldeias e vilas portuguesas onde a tradição se mantém e o meio-ambiente é tomado em consideração. Percorra o país pelas várias festividades e deslumbre-se com a variedade que o nosso país tem para lhe oferecer!

Presepios Balanco01

Nas Aldeias do Xisto destacamos este ano o leilão de arte cujas receitas reverterão para uma organização de ajuda aos refugiados. Aproveite para fazer as suas compras de Natal na Rede de Lojas Aldeias do Xisto ou para comprar de forma sustentável o seu pinheiro de natal proveniente de desbastes controlados. Com imensas atividades promovidas pela região entre 1 de Dezembro e 6 de Janeiro, tem sempre algo com que se entreter!

Caso opte por visitar as Aldeias do Xisto, sugerimos os seguintes alojamentos eco-friendlly onde pode ficar: Cerdeira Village, Pátio do Xisto e Palácio da Lousã.

1401346_386985694769676_1252445304_o

Cabeça, na Serra da Estrela, é a primeira Aldeia-Natal eco-sustentável do país! Com o apoio de especialistas em eco-design, as comunidades locais empenharam-se no desenvolvimento de decoração natalícia, tendo por base elementos naturais, excedentes florestais e agrícolas, assim como lã da Serra da Estrela!

Perto de Cabeça, o Hotel Eurosol Seia Camelo, o Chão do Rio e a Casa das Palmeiras garantem-lhe uma estadia sustentável.

img_8109-840x440

O Natal está de volta ao Castelo de Penela até 8 de Janeiro! Feito por artesãos locais, o Presépio Tradicional do Espinhal, este ano situado na zona histórica da vila, junto à Igreja Matriz, é, sem dúvida, o principal ponto de interesse, diferenciação e inovação da freguesia. Destacam-se, ali, as aldeias, as ribeiras e as casas senhoriais, mas também A Gruta e a Casa de Nazaré, com figuras construídas em tamanho real. Ao longo da vila, os produtos típicos da região esperam por si num mercado de agricultura tradicional e familiar, onde também não falta o artesanato urbano e local.

12

De 10 a 25 de dezembro, a magia do Natal vai regressar a Vouzela! O Vouzela Vila Natal tem programado para este ano a exposição de peças de teatro, concertos, oficinas/ workshops, atividades desportivas, passeios de charrete e comboio turístico, o Circuito da Luz, o Circuito dos Presépios, ruas e casas temáticas, o parque de diversões, a casa do pai Natal, o mercado de sabores e a pista de gelo, está última que ficará aberta até ao dia 8 de janeiro.

3vila_nataledit

Este ano, a Óbidos Vila Natal tem como tema as mais conhecidas historias infantis, pelo que a vila estará repleta de personagens mágicas desde 30 de Novembro a 1 de Janeiro! Como já vem sendo hábito não faltará a pista e a rampa de gelo, espetáculos em dois palcos distintos, face paiting, animação e muitas outras surpresas, incluindo uma novidade – a biblioteca do Pai Natal.

Em Óbidos opte por uma estadia green no Hotel Rio do Prado.

obidos-vila-natal-snow

No Rossio de Vila Nogueira de Azeitão, as festividades decorrem entre 16 e 18 de Dezembro com direito a mercado de Natal, animações de rua, ateliers e acompanhamento musical. O mercado funciona na Sexta-feira das 16h às 20h e no Sábado das 10h00 às 20h00, encerrando às 19h00, no Domingo.

Somente a 22 minutos de Azeitão, o Biovilla garante-lhe uma estadia ambientalmente responsável.

festas_arrabida_azeitao_11-e1435347731420

De 3 a 23 de Dezembro, o município de Alenquer acolhe um leque de atividades natalícias que prometem entreter miúdos e graúdos! Entre as diversas atrações destaca-se o teatro de Natal, uma pista de gelo natural, a Fábrica do presépio, a maior exposição de presépios do mundo, comboio turístico, mercado de rua de Natal, entre outras.

Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões. Boas Festas!!