Feira de Artesanato do Estoril com 95 mil visitantes

Feira de Artesanato do Estoril com 95 mil visitantes

Aberta ao público de 25 de Junho a 6 de Setembro, a 52ª edição da FIARTIL, a Feira de Artesanato mais antiga de Portugal, foi um sucesso totalizando mais de 95.000 visitantes, 250 artesãos nacionais, 74 dias consecutivos com animação e espetáculos musicais.

Na edição deste ano, a FIARTIL apostou numa nova imagem e formato do espaço de restauração e entretenimento, distribuído por 6.000 metros quadrados, indo ao encontro dos desejos dos visitantes e dos artesãos participantes, tendo sido a edição mais visitada dos últimos anos.

Fiartil 2

Os cerca de 250 artesãos oriundos de todo o país presentes durante todo o evento asseguraram demonstrações, ao vivo, de técnicas e tradições de artesanato – ancestrais e contemporâneas – em vários materiais, desde a madeira, ao vidro, vime, couro, cortiça ou barro, dando a possibilidade aos visitantes e turistas de conhecerem o que de melhor Portugal tem para oferecer. A par do Artesanato, também a Gastronomia teve um novo conceito com esplanada central, com vários restaurantes e quiosques gourmet onde os visitantes puderam degustar iguarias e petiscos tradicionais de cada região do país.

Pela primeira vez, decorreu uma campanha de apadrinhamento das árvores do recinto, em que cada artesão participante na Fiartil decorou uma árvore a seu gosto e de acordo com as suas técnicas de artesanato. O programa da FIARTIL incluiu numerosas iniciativas relacionadas com tradições portuguesas, incluindo mais de 74 espetáculos diários de grupos etnográficos e ranchos folclóricos, fado e cantares alentejanos, mas também de blues e soul, afirmando-se como um produto complementar à oferta cultural de Cascais.