Enoteca, a cultura do vinho celebra-se aqui

Enoteca, a cultura do vinho celebra-se aqui

Existente há mais de 30 anos, a Enoteca nasceu para se dedicar de corpo e alma ao vinho, aconselhando todos aqueles que vêem neste néctar um produto de prazer, história e cultura. Conheça a história deste interessante projeto.

O embrião que se viria tornar no que hoje é a Enoteca foi fruto de uma experiência levada a cabo por um dos co-fundadores da Enoteca José Serôdio, e Rui Cunha o Diretor em Lisboa do Banco Pinto & Sottomayor (na altura a entidade responsável em Portugal pelos cartões visa). Foi feita uma proposta de um vinho do Ribatejo aos titulares do cartão Visa. O resultado excedeu todas as expectativas com uma taxa de respostas fantástica. Foi uma experiência decisiva. Depois de uma conversa com José Figueiredo (o outro co-fundador da Enoteca) a Enoteca foi criada.

Estávamos a 24 de Maio de 1984 e foi este o começo da Enoteca!

enoteca

Em 1984, havia poucas operações estruturadas na área vitivinícola. O perfil médio de uma empresa de vinhos era fundamentalmente uma empresa a jusante da produção que comprava os vinhos aos produtores selecionando-os e lotando-os conforme o enquadramento na tipologia das suas marcas comerciais. Havia poucos produtores engarrafadores, que associaram o seu pioneirismos a uma qualidade diferenciada e a um preço que deveria compensar todos os custos de uma operação vitivinícola. Os enólogos eram poucos, com uma formação mais genérica no Instituto Superior de Agronomia, destacando-se aqueles que tiveram a oportunidade de se especializar em Bordeaux, Dijon, California, ou na Austrália.

Os consumidores iniciados vieram substituir uma geração que assentava a sua decisão de compra num número restrito de marcas normalmente de uma região de sua preferência, o Dão, a Bairrada, o Alentejo com uma presença dominada pelas Cooperativas, o Douro que se começava a afirmar-se como produtor de vinhos de grande qualidade, para além do Vinho do Porto, e pouco mais.

Wine Tasting vinho

Muito embora hoje o vinho, para além do prazer sensorial que provoca, seja um fator cultural assumido pelos meios de comunicação, guias, feiras, associações gastronómicas, cursos de formação e prova, há 30 anos o consumidor médio não cheirava o vinho, e se queria impressionar os convivas mandava “chambrear” (aquecer) o vinho! Estes e outros episódios ilustram o enorme caminho percorrido.

Quando iniciou a sua atividade em Maio de 1984, a Enoteca fez as suas primeiras propostas com vinhos da Vinícola do Vale do Dão, do grupo Sogrape, a Quinta da Aveleda, na altura duas empresas de referência, e a Casa Margaride, no Ribatejo, um dos primeiros produtores/engarrafadores em Portugal, tendo sido o seu fundador, D. Luis de Margaride, pioneiro no plantio varietal da vinha, i.e. a utilização da mesma casta em grandes espaços da vinha.

purple-grapes-vineyard-napa-valley-napa-vineyard-39351

A Enoteca esteve sempre muito próxima da vinha e dos enólogos e acompanhou a revolução assumida pelos produtores que com uma nova geração de enólogos melhoraram radicalmente a qualidade dos vinhos portugueses.

Na vida da Enoteca há marcos significativos que foram fundamentais na projeção da sua imagem e no seu desempenho.

O primeiro marco foi ter aceitado o convite de participar como co-fundador da IWCA (International Wine Clubs Association), uma associação que conta com mais de 30 Clubes de Vinho em todo o mundo com um número global de sócios superior a 3 milhões. Esta associação permitiu uma troca de experiências com os grandes operadores mundiais de venda de vinhos à distância, e assumir processos testados num curto espaço de tempo, que fora desta associação provavelmente levaria vários anos a pôr em pratica.

O segundo marco foi quando a Enoteca decidiu recorrer a um painel de enólogos/provadores para avaliarem os vinhos antes de serem apresentados aos sócios e clientes. Álvaro Van Zeller, Anselmo Mendes, João Silva e Sousa e Manuel Vieira, enólogos de reconhecido mérito, constituem este painel de provadores, decisivo nas propostas de vinhos aos sócios e clientes da Enoteca.

Garrafa vinho

Desde o seu nascimento a Enoteca aprendeu muito, desde a primeira hora teve sempre os produtores ao seu lado, criou uma equipe profissional cujo lema é simples e sempre o mesmo – um sócio ou cliente da Enoteca é um sócio ou cliente satisfeito, e o grupo de enólogos e amigos, o Álvaro, o Anselmo, o João e o Manel só permitem que se apresentem bons vinhos. Mais tarde Nuno Serôdio junta-se à equipe responsável com uma visão geracional a apontar para o futuro.

Criou-se uma família com cerca de 10.000 membros que são o incentivo determinante para continuarmos e fazermos mais e melhor.

Os 30 anos da sua história constitui um testemunho da evolução dos vinhos em Portugal. Percorreu-se um caminho longo e hoje todos nos podemos orgulhar dos vinhos produzidos que guindaram a imagem do país a um lugar cimeiro como produtor de vinhos de qualidade, 30 anos que nos fizeram a todos, produtores, enólogos e consumidores, mais sábios!

58aad3a3

Contactos

Rua Alves Redol 243-249
4050-043 Porto, Portugal
+351 228 348 440
enoteca@enoteca.pt
www.enoteca.pt

Passatempo

Gostou do que leu? Pretende habilitar-se a um voucher mensal no valor de 10€ para gastar em vinhos na Enoteca? Então participe já no nosso Passatempo!