Ecopista do Dão ganha prémio europeu de Excelência

Ecopista do Dão ganha prémio europeu de Excelência

A Ecopista do Dão, que atravessa os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, recebeu o terceiro prémio europeu na categoria Excelência, dos Prémios Europeus de Ecopistas.

Este terceiro prémio de Excelência foi atribuído pela Associação Europeia de Vias Verdes, numa cerimónia que ocorreu pela primeira vez em Portugal, na cidade de Viseu, tendo ganho em ex-aequo com a ecopista Vasco Navarro, de Espanha.

Ecopista Dão

A Linha do Dão, antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, desactivada em 1988, foi transformada em 2011 na lindíssima Ecopista do Dão. Com 49 km, esta ecopista tricolor (vermelha, verde e azul) é a mais comprida de Portugal. A parte inicial desta ciclovia faz-se a partir de Santa Comba Dão, acompanhando as margens do rio Dão e o seu afluente, o rio Paiva. Mais à frente a Ecopista afasta-se do rio, mas a paisagem continua a ser esplêndida, com muitos sobreiros, castanheiros, carvalhos,  vinhas, campos cultivados e aldeias, sendo possível até avistar a Serra do Caramulo a Norte, e a Serra da Estrela a Sul.