EcoPark Azibo

EcoPark Azibo

“(…) Mas não há diagrama por onde possa entrar esta grandeza. De resto, mesmo que entrasse, de que valia? Todas as imagens colhidas pela objetiva não seriam nada comparadas com as que trago na retina. É que para mim, Trás-os-Montes não é uma paisagem: é uma filosofia.” in Miguel Torga, Diário IX a XII.

Em plena Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, todos os que visitam o EcoPark Azibo e conhecem autenticamente a cultura transmontana, não saiem de lá indiferentes, tal como aconteceu com Miguel Torga.

Casas de Montanha_Ecopark Azibo

Esta terra, para além dos montes, é realmente mágica e inspiradora, onde somos capazes de sentir vivamente a robustez e a força da terra, da tradição e dos valores portugueses. O EcoPark Azibo tem na sua génese um conceito de “Eco-Discovery” que proporciona aos amantes da natureza e do turismo ativo, momentos de descoberta únicos em grupo ou em família.

Sustentabilidade

O EcoPark Azibo recebeu em 2015 o certificado ambiental de turismo auto-sustentável, “think green when you travel”, atribuído pelo Five-Leaf System, que avalia a qualidade ambiental e sustentabilidade dos estabelecimentos de turismo em todo o mundo. A qualificação varia entre uma e cinco folhas, consoante as medidas adotadas por cada empresa na melhoria do seu desempenho ecológico. No caso do EcoPark Azibo, foi atribuída a classificação de quatro folhas, pela preocupação constante na melhoria das suas políticas de preservação ambiental.

Recentemente foi estabelecido um protocolo com a Quercus que visa a monotorização por parte desta entidade de todas as áreas de negócio do EcoPark Azibo, com o objetivo de aumentar a sua eficiência de proteção e conservação ambiental.

Paisagem_1

Facilidades

O EcoPark Azibo dispõe de 5 Casas de Montanha, típicas pela rusticidade da sua construção que alia o granito à madeira, plenamente enquadradas na paisagem rural e natural da Albufeira do Azibo. Cada uma tem capacidade até 4 pessoas.

Dispõem de 1 quarto com cama de casal ou 2 camas individuais; sala com sofá-cama, WC e Kitchenet para refeições ligeiras (Dispõe de micro-ondas, frigorifico, cafeteira elétrica e material de cozinha – pratos, copos, talheres. Não dispõe de fogão ou placa).

Todas as Casas de Montanha colocam à sua disposição um Kit Descoberta, com equipamento para partir à descoberta do Azibo. Inclui equipamento de Trekking, Birdwatching e Snorkeling.

Hostel de Montanha_Ecopark Azibo

O EcoPark Azibo tem ainda um Hostel de Montanha com capacidade até 50 pessoas. Esta unidade é composta por 5 quartos, com capacidade para 3 pessoas, e dormitórios de 6 a 12 pessoas. Partilha de balneários e WC.

Reserva

O que fazer

O EcoPark tem ao dispor um conjunto de várias atividades de baixo impacto ambiental, entre as quais se destacam Tours de Canoagem, Catamaran, Paddle e BTT. Recentemente as atividades náuticas foram reforçadas com a aquisição de um barco elétrico para passeios lúdicos na Albufeira do Azibo.

Ecopark Azibo BTT

A proximidade do EcoPark Azibo de áreas protegidas de excelência nacional como é o caso do Parque Natural de Montesinho (PNM) e do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) permitem a todos os turistas sustentáveis conhecerem umas das mais belas regiões naturais do país.

Kayak Tours Ecopark Azibo

A região de Macedo de Cavaleiros é conhecida também pelo seu valor geológico e natural, daí ter sido criado o Geopark Terras de Cavaleiros, uma área geográfica bem definida que tem como objetivo preservar as tradições, cultura e valores daquela região, apostando num turismo cada vez mais responsável.

Como chegar

Autocarro - Macedo de Cavaleiros é servido por várias carreiras diárias de autocarros. Consulte a Rede Expressos ou a  Rodo Norte para verificar os respetivos horários.

Carro - Vindo do Porto, tome a A4 em direção a Vila Real. Passando Vila Real continue pela A4 e saia na saída 35 para o IP2, em direção a Macedo de Cavaleiros. Após passagem por Macedo de Cavaleiros continue pela N216 e passado cerca de 1 km  siga à esquerda pela EM564. Após a aldeia Vale da Porca, está a 5 minutos do Ecopark Azibo.

Contactos

Núcleo de Salselas
5340 – 400 Salselas, Portugal
geral@ecoparkazibo.com
+351 278 448 019; +351 934 060 565
Latitude: 41º 33.530’N Longitude: 6º 53.022’W
 
Panoramica EcoPark Azibo
 

Mapa