Eco Lodge Brejeira, um Glamping original!

Eco Lodge Brejeira, um Glamping original!

Chegar ao destino não é fácil, mas o caminho até ao Eco-Lodge Brejeira, localizado na Serra de Monchique, bem perto de Silves, é verdadeiramente encantador, especialmente na Primavera.

Este conceito de glamping surpreendem-nos pela sua descontração e originalidade, não ficando nenhum visitante indiferente à típica tenda mongol, à carrinha dos bombeiros ou à peculiar furgoneta cigana.

Ecolodge brejeira

Sustentabilidade

Quase que em modos bíblicos, Sander e Claire relatam no seu site que “no início não havia nada: nem água ou eletricidade, nem casa. Só a simplicidade do silêncio e a vastidão da natureza”.

Aos poucos este casal foi construindo o seu projeto de vida, tendo como guia orientador o respeito pela Natureza. Deste modo, a eletricidade é fornecida pelo sol e pelo vento e o abastecimento de água é feita na sua própria fonte.

Ecolodge brejeira

As casas de banho também são ecológicas e aqui podemos ver várias criações curiosas como o chuveiro feito de um balde ou até uma casa de banho sem porta, virada para a paisagem serrana, que servirá certamente para longos períodos de contemplação…

Ecolodge brejeira3

Sempre que possível este eco lodge utiliza produtos de limpeza ecológicos e os hóspedes são incentivados a separarem os seus resíduos. Existe também uma horta biológica alimentada pelo fertilizante gerado na compostagem dos resíduos orgânicos.

Os móveis são provenientes de feiras ou lojas de usados, tendo na Brejeira a oportunidade de uma segunda vida. E para momentos de convívio e descontração, os hóspedes podem ainda disfrutar de uma área central construída em fardos de palha, onde podem refrescar-se com uma bebida e apreciar a paisagem que têm pela frente.

Reserva

O que fazer

Uma visita a Silves é obrigatória, uma cidade que nos remete para a ocupação árabe na península ibérica e que nos faz voltar atrás no tempo. Desde 2008 que Silves ao conceito de Slow City, que privilegia um modo de vida orientado para a qualidade ambiental e urbana. Mesmo ao chegar ao Castelo, não deixe de entrar no Estabelecimento D. Sancho para levar um souvenir de Portugal, o Rui vai ficar contente!

Estabelecimentos D. Sancho

Para quem aprecia umas férias descontraídas, o Eco Lodge Brejeira é o sítio ideal para dividir os seus dias entre as magníficas praias do Algarve e da Costa Vicentina e o seu interior onde pode fazer uma caminhada ou um passeio de bicicleta pela Via Algarviana, uma rota com 300 km que liga o Algarve desde o Cabo de S. Vicente (a leste) até Alcoutim (a oeste).

Facilidades

A tenda mongol, conhecida também por yurt, esconde-se num recanto do eco-lodge sobre uma plataforma de madeira com uma vista fantástica para a serra algarvia. Na tenda existe uma cama de casal e um sofá e, para os dias mais frios, existe um fogão a lenha para aquecer o ambiente. O yurt oferece ainda uma área para cozinhar, com frigorífico, que permite confecionar refeições ligeiras. Subindo umas escadas esculpidas, encontrará a casa de banho onde pode apreciar a paisagem na privacidade de um duche.

Ecolodge brejeira

Ecolodge brejeira

Ecolodge brejeira2

A carrinha dos bombeiros é outro lugar onde pode ficar hospedado. Outrora utilizada pelos alemães como ambulância, agora foi convertida numa pequena auto-caravana com uma cozinha e um sala de estar que pode ser transformada numa cama de casal. A casa de banho é bastante “peculiar”, completamente aberta para a paisagem serrana e o duche debaixo de um sobreiro é uma experiência que jamais irá esquecer.

Ecolodge brejeira

Ecolodge brejeira

Ecolodge brejeira

Na parte mais alta do eco-logde, encontra-se a original roulotte cigana holandesa, onde das suas janelas pode apreciar o belo amanhecer da Serra de Monchique. Este espaço está também equipado com sala de estar e cozinha para confecionar as suas refeições. Nos dias frios e chuvosos pode ainda aquecer-se junto do fogão a lenha. Subindo umas escadas rústicas encontrará a casa de banho e a zona do chuveiro onde poderá tomar um duche no meio da natureza.

Ecolodge brejeira

Ecolodge brejeira

Ecolodge brejeira

O Sander e a Claire disponibilizam também aos seus hóspedes o serviço de pequeno-almoço, caso pretenda. Uma vez por semana é também possível requisitar um jantar completo constituído por entrada, prato principal e sobremesa, com bebidas incluídas.

Como chegar

Os proprietários do eco lodge avisam desde logo que a oferta de transportes públicos é muito fraca e está limitada às cidades e aldeias. Não existe transporte público para Brejeira. Existirá contudo, sempre forma de chegar até lá de táxi ou de boleia, da Claire ou do Sander.

Comboio/ Autocarro – No Aeroporto de Faro há autocarros para a estação central. A partir daí poderá, numa curta viagem a pé chegar à estação de comboios, comprando um bilhete para Silves de comboio. A estação de comboios de Silves fica ligeiramente desviada da cidade, pelo que deve considerar o autocarro ou um táxi para o centro da cidade ou, em alternativa, uma caminhada de cerca de 15 minutos.

Autocarro - A partir de Lisboa existem carreiras de longo curso para Silves. Para consultar horários e preços, visite o site da Rede Expressos. Outra alternativa será apanhar o comboio rápido para Tunes onde poderá efetuar o transbordo para Silves. Consulte a Algarve Bus para mais informações sobre os comboios para e dentro do Algarve. Em Silves há uma praça de táxis à beira do rio, em frente a um grande parque de estacionamento e à piscina municipal. Aí poderá apanhar um táxi para o Eco-Lodge Brejeira. Ah! E não se esqueça de levar o itinerário pois nem todos os taxistas sabem o percurso até lá!

De carro – Vindo da A22 saia na direção de Silves. Siga a direção de Silves até que, depois de ter passado por um túnel, veja a cidade a aparecer sobre seu lado esquerdo. Vire à esquerda por uma estrada que avança sobre Silves através de uma ponte e que terminará numa bifurcação com semáforos. Vire à direita e siga esta estrada, tendo como referência a passagem pelo Lidl no seu flanco esquerdo, até chegar a uma rotunda onde vai seguir pela segunda saída (só existem três saídas: a de Silves – que foi por onde veio -, a de Messines e aquela que optamos seguir. Saindo da rotunda vá com atenção para poder virar na segunda estrada à sua direita que o levará às imediações do cemitério. Siga esta estrada até ela começar a curvar para o lado direito. À sua esquerda avistará alguns pequenos campos de futebol e à sua direita um edifício laranja e rosa seguido de um quarteirão. Continue seguindo esta estrada na direção de São Marcos da Serra. Após cerca de cinco minutos avistará um snack-bar do seu lado esquerdo e a estrada começará a subir. Continue até passar pela Quinta Pedagógica do seu lado direito. A partir daqui será cerca de 1 km até virar na primeira estrada à esquerda, sobre uma pequena ponte, que se tornará numa estrada de terra um pouco mais adiante. No ponto mais alto tenha atenção a uma encruzilhada pouco clara e procure seguir em frente. Terá a certeza de que está no caminho certo se avistar um pequeno lago artificial e uma quinta à sua esquerda. Logo após esta quinta a estrada divide-se noutra encruzilhada e deverá virar para o caminho que desce sobre o seu lado direito. Em seguida vire no primeiro caminho à sua esquerda (atenção! O caminho da direita é um precipício). À primeira vista pode parecer demasiado íngreme mas é apenas durante um trajeto curto e é fácil de aceder para todos os tipos de carros, lentamente em primeira velocidade. Ao chegar ao cimo terá finalmente encontrado a Brejeira. Ufa!

Contactos

Sander e Claire
Mountain Brejeira, Silves, Portugal
info@eco-lodgebrejeira.com
 

Mapa