Dias sustentáveis numa cabana 'cosy' no centro de Portugal

Dias sustentáveis numa cabana ‘cosy’ no centro de Portugal

A Julie e o Steve vieram para Portugal há 4 anos. Ele foi escultor plástico e ambos trabalharam na área educativa. Ele é um artista cheio de humor e ela uma excelente terapeuta, comunicadora e anfitriã.

Compraram um terreno em Benfeita, Coja, que tinha apenas uma ruína em xisto e mais nada à volta e deram início à sua reconstrução, passo-a-passo. Nunca tinham construído uma casa, mas o Steve tem um dom muito especial!

Raquel Sustainable World

Para a construção da Cosy Mountain Cabin Benfeita utilizaram os diversos tipos de madeira que estavam disponíveis, como o pinho, carvalho e eucalipto. Reciclaram ainda lindíssimos móveis antigos. A casa é orgânica e mágica e simplesmente dá vontade de lá permanecer.

Este sonho demorou cerca de 2 anos a materializar-se e durante esse tempo este casal viveu numa linda cabana pré-fabricada que trouxe do Reino Unido, e que hoje serve de Bed&Breakfast para turistas. Talvez pela sua envolvência na natureza e por ter sido utilizada para as terapias da Julie anteriormente, esta cabana convida mesmo à paragem e ao repouso.

A eletricidade é gerada através de energia solar, a água vem da montanha e é filtrada, e o fogão é a gás. A retrete é de cassete, como as que se usam nas caravanas. Foi a primeira vez que utilizei e fiquei fã! Os produtos de banho e limpeza são ecológicos, alguns feitos pela Julie.

Raquel Sustainable World

Ao longo destes 4 anos, outros vizinhos foram emergindo nas terras vizinhas e agora estas 4 ou 5 casas trocam experiências, saberes, tertúlias musicais. Formou-se assim uma pequena comunidade.

Este foi um dos sítios mais mágicos onde estive! Mais do que um alojamento proporciona uma experiência de desenvolvimento pessoal, promovida pela envolvência da natureza e contacto com estas pessoas tão inspiradoras, que certamente acrescentam tanto às vidas que por lá passam.

 

Este texto foi escrito pela Raquel, uma psicóloga exploradora de mundos sustentáveis que caminha através de desafiantes rotas internas. Para conhecer mais experiências da sua jornada, visite o seu blogue em http://www.exploringsustainableworlds.com/