Dia Mundial do Turismo, por uma Acessibilidade Universal

Dia Mundial do Turismo, por uma Acessibilidade Universal

Todos os anos é celebrado no dia 27 de Setembro o Dia Mundial do Turismo, implementado pela primeira vez em 1980 pela Organização Mundial de Turismo (UNWTO). Este ano, o país eleito para acolher as celebrações oficiais é a Tailândia e o tema selecionado é o Turismo para todos – Promover a acessibilidade universal.

Segundo a UNWTO, o Turismo acessível para todos prevê a criação de ambientes turísticos que satisfaçam as necessidades de todas as pessoas, quer sejam portadoras de alguma deficiência, temporária ou não, quer seja para famílias com crianças ou mesmo para a população mais idosa. Qualquer cidadão do mundo deve ter o direito de vivenciar a incrível diversidade e beleza do planeta em que vivemos.

De acordo com a organização mundial de saúde, estima-se que 15% da população mundial (1 bilião de pessoas) viva com algum tipo de incapacidade. Pelo que a UNWTO, cada vez mais, partilha a convicção de que a acessibilidade deve constituir, em todas as infra-estruturas, produtos e serviços turísticos,  uma parte central de qualquer política de turismo responsável e sustentável.

Turismo Acessível

Neste contexto, destacamos alguns dos seguintes hotéis que já partilham desta consciencialização.

Na zona Norte do país, o Douro Palace e o Furadouro oferecem pelo menos um quarto para hóspedes com mobilidade reduzida, totalmente equipado e adaptado às suas necessidades.

Furadouro Hotel

Furadouro Hotel

No centro de Portugal, destacamos o  Real Abadia, onde todos os espaços físicos e ambientes do hotel foram meticulosamente pensados para responder a necessidades dos hóspedes especiais. A nível dos quartos, por exemplo, podem ser disponibilizadas camas articuladas e existem chuveiros “rollin-shower”, com banco rebatível amovível na parede e barra de apoio. O hotel disponibiliza ainda menus e itinerários turísticos impressos a braille, permissão de cão-guia, disponibilização de cadeira de rodas, entre outros recursos.

acessibilidades-05

Em Lisboa, o Inspira – Santa Marta Hotel possui condições facilitadoras para hospedes com mobilidade reduzida possuindo rampas de acesso, elevadores e lugares de estacionamento prioritários. Encontram-se igualmente disponíveis dois quartos especialmente adaptados.

Inspira Santa Marta

No litoral Alentejano e Sul de Portugal, o Hotel Vila Park e o Vila Galé, respetivamente, oferecem aos seus clientes pelo menos um quarto perfeitamente adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.

Vila Park Hotel Piscina