Conheça as praias com qualidade de ouro

Conheça as praias com qualidade de ouro

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu, este ano, a qualidade de ouro a 314 praias em Portugal, do total de 569 águas consideradas balneares em território nacional. Em relação ao ano anterior, existem menos 41 praias com esta classificação.

Qualidade de Ouro 2015, Quercus

À semelhança do que é feito no início de todas as épocas balneares, a associação voltou a atribuir a classificação de ‘Praias com Qualidade de Ouro’ às zonas balneares do País cujas águas balneares apresentem melhores resultados em termos de qualidade.

Do total das 314 praias com qualidade de ouro, 283 são costeiras, 26 são interiores e cinco são de transição.

Foto: Praia de Santa Cruz em Torres Vedras

Em comunicado, a Quercus revela que o concelho com um maior número de praias com qualidade de ouro é Albufeira, com 21 zonas balneares, seguido de Vila Nova de Gaia, com 18, Vila do Bispo com 12, Torres Vedras com 11, e Cascais e Grândola com 10.

Já os concelhos com um maior número de praias interiores com qualidade de ouro são Vinhais, com três, e Macedo de Cavaleiros, com duas.

Praia da Rocha, Albufeira.

Foto: Praia da Rocha, Albufeira.

De notar que, entre 2014 e 2015, houve 21 novas águas balneares a serem classificadas como qualidade de ouro, enquanto 62 perderam essa classificação.