Comida, bebida e muita galhofa no Ousilhão

Comida, bebida e muita galhofa no Ousilhão

A celebração começa no dia 25 de dezembro ao final do dia, onde às tradicionais galhofas se junta toda a gente para comer, beber e dançar até altas horas da madrugada na aldeia transmontana de Ousilhão.

A festa dedicada a Santo Estevão continua no dia 26 de dezembro com os “Mordomos”, um grupo de quatro rapazes que durante todo o dia percorrem as casas da aldeia a dançar. Com os seus lenços coloridos e a fita de seda no chapéu a esvoaçar, os rapazes lá vão porta a porta ao som de gaitas de foles e castanholas.

O Rei e os Vassais são outros dos personagens que participam nos festejos, percorrendo também a aldeia com uma coroa na cabeça e uma vara na mão que representa a autoridade.

Ousilhao

Enquanto o pão bento é distribuido ao som da caixa e gaitas-de-foles, o pároco da aldeia realiza o ritual cristão da missa numa cerimónia marcada pelos rituais pagãos. Depois da celebração religiosa, os “máscaros” vagueiam em grandes correrias pelas ruas em vários grupos, vestindo os trajes mais coloridos das festividade.

Para ficar hospedado de uma forma confortável e amiga do ambiente, sugerimos as casas da A. Montesinho ou os bungalows do Parque Biológico de Vinhais.