Chão do Rio - turismo de aldeia

Chão do Rio – turismo de aldeia

Localizada em Travancinha, a 12 km do Parque Natural da Serra da Estrela, a Chão do Rio – turismo de aldeia oferece uma experiência única e mágica num alojamento sustentável! Na sua quinta de 8 hectares, a Natureza é acarinhada e desfrutada pelos seus hóspedes.

A Chão do Rio é uma autêntica aldeia familiar sustentável, localizada nas proximidades da Serra da Estrela. O respeito pela Natureza e a alegria de conviver com ela todos os dias é visível em todo o espaço! Venha desfrutar de uma magnífica estadia repleta de saberes, sabores e paisagens naturais!

Chão do Rio

Sustentabilidade

Nesta acolhedora aldeia, pode-se dizer que quase tudo é sustentável! Uma estadia na Chão do Rio inclui alojamento em casas em pedra com telhados de colmo e pequeno-almoço com especialidades regionais servidas em cestos.

Aqui os hóspedes são encorajados a explorar os trilhos das proximidades a pé ou nas bicicletas disponíveis gratuitamente e a usufruir da sua piscina biológica. Por sua vez, as crianças podem divertir-se com carros-de-mão, apanhar os ovos do galinheiro amovível ou apenas brincar livremente e em segurança.

Cotovia Chão do Rio

IMG_0269

O trabalho da Chão do Rio em prol da preservação da biodiversidade é, também, bastante notável. Neste momento encontra-se em execução um plano de recuperação da sua floresta de 4 hectares que inclui a semeia das duas espécies de Carvalhos endógenos na propriedade, a introdução de espécies arbustivas locais para enriquecer o sub-bosque e o controlo das acácias através de técnicas de descasque. Foi ainda instalada uma charca com cerca de 5 mil litros de capacidade onde, na próxima primavera, serão plantadas espécies aquáticas locais, com as quais se pretende manter a qualidade da água que dará suporte a aves, coelhos, javalis, libelinhas, rãs, tritões e outros anfíbios. Foram também dispersas, numa zona da floresta, grandes raízes em madeira que pretendem dar abrigo a coelhos e lebres, convidando-os a tornar-se residentes.

A equipa da Chão do Rio procede à limpeza dos seus espaços florestais, bem como dos bosques de terrenos vizinhos, contribuindo assim para a redução do risco de incêndio.

_MG_4321 (2)

É ainda de referir que o aquecimento de todas as unidades de alojamento é efectuado a partir de recuperadores de calor a lenha, que são alimentados com material  proveniente da limpeza do bosque. Aqui, de facto, respira-se sustentabilidade!

Facilidades

A quinta do Chão do Rio tem, ao dispor dos seus hóspedes, uma panóplia de facilidades! Para além das comodidades dos quartos, os hóspedes têm acesso a kitchenetes equipadas, televisão, aparelhagem de som, brinquedos e livros e wi-fi.

Pastor1

Cotovia2

No exterior, poderá usufruir da piscina biológica, bicicletas gratuitas, mesas de picnic, churrasqueiras, forno de lenha, trilho demarcado, parque infantil, bancos de exterior em miradouros, tanque tradicional para lavagem da roupa, galinheiro com galinhas com ovos frescos à disposição e ainda uma pequena loja de produtos regionais!

prop2

Na receção da Chão do Rio poderá obter informações sobre a região envolvente e atividades disponíveis, nomeadamente atividades de animação turística e os melhores restaurantes das redondezas com as quais este alojamento tem parcerias.

Reserva

O que fazer

A Chão do Rio procura propiciar aos seus hóspedes uma experiência memorável, onde é possível ocupar o tempo em qualquer estação do ano. Na quinta e na aldeia de Travancinha é possível passear a pé ou de bicicleta, começando nos trilhos da propriedade e partindo à descoberta da aldeia e dos seus simpáticos habitantes.

Os carros de mão são um dos atractivos nas brincadeiras em família, quase tão populares como a apanha dos ovos frescos, no original galinheiro móvel. As galinhas, que frequentemente andam soltas, bem como o rebanho, que visita a propriedade, são outros dos atractivos que fazem as delícias das crianças.

IMG_0244

No verão, os banhos na piscina biológica, onde tem a oportunidade de nadar na companhia de nenúfares, libelinhas e andorinhas, são outra experiência inesquecível. Nesta altura do ano não pode deixar de aproveitar também os piqueniques à sombra dos Carvalhos.

IMG_4590

Relativamente às outras estações também não faltam experiências únicas: quer seja a apanha de cogumelos (primavera e outono), quer seja a apanha da fruta (ex: avelãs em setembro ou as azeitonas em dezembro). As churrasqueiras e o forno de lenha propiciam ainda tertúlias gastronómicas em família ou entre amigos, onde a Natureza é o palco de alegres e soltas conversas.

Como chegar

Comboio - Quer venha do Porto ou de Lisboa, poderá apanhar o comboio até Coimbra-B e aí apanhar novo comboio até Nelas, que se situa a 20 km da Chão do Rio. Verifique os horários e preços dos comboios aqui. O restante percurso terá que ser efetuado noutro tipo de veículo: Porque não experimentar ir de bicicleta?

Carro - A Chão do Rio encontra-se a cerca de 160km do Porto. Se vier desta cidade, entre na A1, em direção ao Sul, e siga pela saída 16 para convergir com a A25 em direção a Viseu. De seguida, saia na saída 18 para a N231 em direção a Viseu/Nelas/Seia. Na rotunda saia na 1º saída para N231. Após 11km, encontrará nova rotunda. Saía na 2ª saída, continuando na N231. Na rotunda seguinte saia na 3ª saída de forma a seguir na N231. Após passar mais 2 rotundas, saia na 1ª saída em direção à Avenida António Monteiro. Continue até à Avenida El Rei Dom Dinis. Na rotunda, siga pela 2ª saída para a N231-2, e na rotunda seguinte siga pela 1ªsaída, continuando na N231-2. Vire à esquerda em direção à EM507-1 e seguidamente curve acentuadamente à esquerda em direção à EM507. Continue até à Rua do Pôr-do-Sol e depois continue até à Rua do Corgo. Siga até à Rua de São Gião e depois até à Rua da Carvalha. Vire à direita em direção à Rua da Igreja. Após 270m encontrará o seu destino!

Se vier de Lisboa, entre na A1 e saia na saída 13 para convergir com a E801/IP3 em direção a Viseu/Coimbra. Após 1km mantenha-se à esquerda para continuar na IP3. Siga pela saída IC12 em direção a Guarda/Mangualde. Continue até A35/IC12 e após 15km siga pela N337 saída em direção a Trânsito Local. Mantenha-se à esquerda no cruzamento para continuar em direção a Estr. Cabanas/N230. Na rotunda, siga pela 1.ª saída para Estr. Cabanas/N230. Na rotunda seguinte, siga pela 2.ª saída para Av. Estação. Vire à direita em direção a R. Dr. Carlos Olavo/N230. Após 1.7km faça uma curva ligeira à esquerda. Continue até R. Pontinha e depois até à N230. Após cerca de 10 km, na rotunda, siga pela 1.ª saída e continue na N230. Curve acentuadamente à esquerda em direção a EM507. Siga as restantes indicações descritas acima.

_MG_3655 (2)

Contactos

Chão do Rio
Rua da Calçada Romana
6270-601 Travancinha
40°25’08.6″N; 7°49’23.2″W
+351919523269
www.chaodorio.pt | chaodorio@chaodorio.pt
 

Mapa