Cepo Verde

Cepo Verde

Bem no centro do Parque Natural de Montesinho, próximo de Bragança e na área geográfica da Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica (a maior reserva da Europa) classificada pela Unesco, encontramos um  empreendimento bem simpático e ecológico.

O Cepo Verde é um parque de campismo e caravanismo com piscina, restaurante e também cinco pequenas típicas casas de montanha (bungalows), onde os visitantes encontrarão um ambiente de frondosa vegetação e de castanheiros centenários.

Cepo Verde-41

Sustentabilidade

O Cepo Verde é um empreendimento de Turismo de Natureza certificado pelo ICNF e galardoado pela Green Key, preocupando-se com o Ambiente e com os seus hóspedes através de várias medidas sustentáveis.

Cepo Verde-21

Através de um processo de partilha da responsabilidade ambiental nas pequenas casas de montanha (bungalows) o Cepo Verde aconselha a os seus hóspedes a trazer os lençóis e toalhas de casa, reduzindo assim a  tarifa dos ecoturistas em cerca de 30%. Tal medida representa uma imediata vantagem para o hóspede e um benefício para todos (poupança de água e energia).

dbI2gw7r4YrmEP7ZTeShdXf9B9bMXWl1dvtxqssqjL4

Todas as águas que abastecem o parque provêm de nascentes naturais e nas pequenas casas de montanha a água é aquecida com painéis solares. Aqui realiza-se a separação de lixos e aos hóspedes são disponibilizados recipientes (de pequenas e grandes dimensões) para o efeito. No restaurante não existem toalhas nas mesas (construídas com madeira local) com vista também à poupança de água e energia.

iD0lFx76x3GPTsXP1LeI9LvsXEYiq8Rykk7-R56I5OE

Facilidades

O Cepo Verde é o local indicado para quem procura sossego, tranquilidade e um ambiente mais familiar. Numa área de 3 hectares, este empreendimento dispõe de 40 alvéolos e 5 bungalows, tendo uma capacidade para 140 pessoas.

Cepo Verde-109

Cepo Verde-94

Cepo Verde-156

O parque fica localizado numa encosta da montanha, resguardada, virada a sul, cheia de castanheiros e carvalhos que dão imensa sombra no verão. A piscina exterior  é outra das mais valias do Cepo Verde e o restaurante tem uma ementa regional simples mas de comida genuinamente transmontana.

Cepo Verde-77

Cepo Verde Piscina

Para os turistas mais interessados, o staff da recepção tem o gosto de  aconselhar cada hóspede mediante as suas preferências. Nesse sentido, aqui podem obter toda a informação sobre passeios, pontos de interesse e gastronomia local e os melhores sítios e restaurantes da região.

_Q8A0282

O Cepo Verde permite uma variedade de atividades na Natureza em função de cada estação. Na Primavera privilegia-se os passeios de observação das giestas, urze e carqueja floridas. No Verão a apanha da cereja, no Outono a apanha da castanha e no Inverno as incursões pela neve da Serra de Montesinho.

pUKL5k8iavtgdoZmcx95XLOIC2EKFUsQ7o-fpGWpZbo

Reserva

O que fazer

Nesta magnífica região o mais difícil é escolher o que fazer nos dias de visita, uma vez que está repleta de paisagens únicas, monumentos ancestrais e gastronomia local com tudo o que de bom Trás-os-Montes tem para oferecer. Neste contexto os hóspedes poderão acompanhar (em determinados dias) a feitura de uma fornada de pão regional no antigo forno de lenha existente.

Cepo Verde-146

Além disso, a paisagem observável da encosta do parque é magnífica e logo pela manhã não é preciso ser um técnico especialista de “birdwatching” para observar facilmente algumas espécies que por lá habitam. Na região aconselham-se vivamente os passeios pedestres existentes no Parque Natural de Montesinho (em especial o da aldeia de Dine, Montesinho e de Guadramil), uma visita ao Castelo Medieval de Bragança e ao edifício romano “Domus Municipalis”.

Micro Cabana Cepo Verde

Nos dias mais quentes, um mergulho na Albufeira do Azibo (Bandeira Azul), próxima a Macedo de Cavaleiros, é imperdível, assim como a subida ao miradouro do Penedo Durão para observação do magnífico Rio Douro (em Freixo de Espada-à-Cinta). Não deixe também de passear pelas margens do Rio Tua, bem no centro da florida cidade de Mirandela, visitar o concelho de Miranda do Douro e ir até à aldeia de Palaçoulo para contactar de perto e visitar a indústria local de cutelaria e tanoaria.

Cepo Verde-23

Como chegar

Autocarro - Existem ligações a partir de várias cidades do país. Para consultar os horários consulte este link.

Carro - A melhor forma para visitar o Cepo Verde será viajando de carro. Vindo do sul do país o acesso será pela A4 até à entrada da cidade de Bragança, saindo depois na indicação “IP4 Bragança-Vinhais-Montesinho”; circulando no IP4 aproximadamente 5 km sairá então na indicação de “Campismo” e entrará imediatamente na EN 103 onde circulará 9 km até à indicação de “Pq. Campismo.” (à direita).

yjrd3j9uBXEZQxInfhMuHSK-Wq1-_sjPDr9ztmODYh0

Contactos

Lugar da Vinha do Santo,
5300-561 Gondesende
+351 273 999 371
cepoverde@montesinho.com
 

Mapa