Casas do Bussaco

Casas do Bussaco

Após um período de abandono das casas que serviram para albergar os antigos Guardas Florestais, a Fundação Mata do Buçaco pôs mãos à obra e, com muita força de vontade, recuperou-as, para bem do Património e deleite de quem procura a tranquilidade que a Natureza oferece.

A Casa da Floresta Relíquia e a Casa do Miradouro, junto ao Miradouro das Portas de Coimbra  são dois estabelecimentos de Alojamento Local (AL) disponíveis para aluguer, tendo sido as primeiras casas a serem recuperadas. Já a Casa das Ameias, a Casa da Feiteira, a Casa das Lapas e a Casa do Serpa são Casas de Campo, empreendimentos de Turismo no Espaço Rural (TER).

Sustentabilidade

Com o objetivo de evitar ainda mais a degradação deste Património, a Fundação iniciou a reabilitação destes edifícios para que turistas de toda a parte possam visitar um dos mais belos locais naturais do País.

A Fundação Mata do Bussaco preserva o património natural e cultural que está inserido na Mata Nacional do Buçaco e desenvolve as suas potencialidades. Os objetivos principais desta Fundação são a investigação florestal, a educação ambiental e as atividades turísticas e de lazer. Esta gere o património florestal, histórico, cultural, religioso e militar.

Facilidades

Cozinha equipada com fogão, micro-ondas e frigorífico; Sala de jantar; Lareira (exterior ou interior); WC; Kit de lençóis por cama (2,50€); Kit de toalhas (1 toalha de banho e 1 toalha de rosto por pessoa 2,50€).

 

Reserva

O que fazer

Não é necessário ir muito longe para passar um fim de semana cheio de atividades na região. A própria Fundação Mata do Bussaco organiza visitas guiadas a vários locais de interesse, tais como ao Convento de Santa Cruz do Bussaco, à Mata Nacional ou aos Jardins do Palace Hotel do Bussaco.

Para os amantes da Flora, uma visita à área de floresta relíquia é obrigatória. Lá encontrarão o adernal (habitat único no Mundo), os louriçais e carvalhais, assim como uma grande densidade de azereiros. A Mata integra mais de 80 Árvores Monumentais com um porte de se fazer notar! Será com certeza um bom passatempo identificar com os seus filhos as sequoias, os cedros, os pinheiros, o azevinho, os carvalhos, os castanheiros, entre outras espécies que existem no local.

Bem pertinho do Bussaco localizam-se as Termas do Luso, construídas no século XIX e que são bastante recomendadas. Para comer, não pode deixar de dar um saltinho à Mealhada e deliciar-se com o leitão à moda da Bairrada!

Como chegar

Comboio   A estação do Luso-Buçaco fica apenas a 1km do centro, mas para chegar à Mata Nacional ainda se tem que percorrer alguns quilómetros, pelo que aconselhamos depois o aluguer de um táxi. Caso venha de Lisboa ou do Porto deve apanhar um comboio na Linha do Norte e sair na Pampilhosa. Aqui começa a Linha da Beira Alta que o leva até ao Luso-Buçaco. Para mais informações consulte o site da CP – Comboios de Portugal.

Carro   Vindo da A1, saia na Mealhada em direção ao Luso pela Estrada Nacional (EN) 234. Se vier pela IP3 deve sair para o Luso e seguir pela EN 235. Pela IP3 tem também a opção de sair para Mortágua, direção para o Luso e seguir pela EN 234.

Contactos

Fundação Mata do Buçaco
Mata Nacional do Buçaco
3050-261 Luso
+ 351 231 937 000
GPS: 40º 22’34.56”N e 8º 21’56.48”W
gabpresidencia@fmb.pt 
www.fmb.pt

Mapa