Cabeça Aldeia Natal, a mais genuína e sustentável de Portugal

Cabeça Aldeia Natal, a mais genuína e sustentável de Portugal

De 8 de Dezembro até 6 de Janeiro, a pequena aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, em plena Serra da Estrela, acolhe aquela que é a Aldeia de Natal mais genuína e sustentável de Portugal.

Os habitantes encontram-se há vários meses a preparar os efeitos natalícios, confecionados exclusivamente com recurso aos elementos naturais da montanha, resultado de limpezas e desbastes florestais, e aos desperdícios de lã das fábricas têxteis da serra da Estrela. Também a iluminação foi prevista a ser sustentável, com todas as luzes de Natal sustentadas a tecnologia LED.

foto_pedro-ribeiro_trabalhos_de_eco_decoracao-2

As ruelas da aldeia são decoradas de forma criativa e ecológica, onde não faltam presépios, estrelas, candelabros e grinaldas naturais, feitas pelos habitantes da aldeia, que cobrem as fachadas e a imponente árvore de Natal ecológica.

Ao longo dos dias, irão decorrer sessões de contos infantis, oficinas temáticas, músicas de Natal, exposições de fotografia, presépios ecológicos, entre outras atividades. Este ano, existe também um espaço dedicado às crianças – Aldeia dos pequeninos – que pretende fazer as delícias dos mais novos.

foto_paulo_mendonca_decoracao_na-aldeia

Neste mercado de Natal, podem ser adquiridos enfeites natalícios que, além de naturais, são feitos artesanalmente pelos habitantes da aldeia. Também não falta o queijo serra da estrela, o requeijão de Seia, as compotas, os frutos secos e até os chocolates inspirados nos aromas da montanha.

Cabeça Aldeia Natal é uma festa inspirada nos valores do Natal, que se afasta do conceito de consumismo exacerbado e dos grandes espaços comerciais, típicos desta época. Os habitantes pretendem vivenciar de forma simples, ecológica e genuína a magia desta quadra.

O evento “Cabeça Aldeia Natal” é promovido pela Comissão de Baldios de Cabeça e pela ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, com o apoio do Município de Seia e da União das Freguesias de Vide e Cabeça, integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.