Bons Sons, um festival sustentável na Aldeia de Cem Soldos

Bons Sons, um festival sustentável na Aldeia de Cem Soldos

O Bons Sons é o festival de música portuguesa que decorre no terceiro fim-de-semana de Agosto, na Aldeia de Cem Soldos, Tomar, e apresenta uma diversidade de concertos, de diferentes géneros musicais e linguagens artísticas para todas as idades.

Organizado pela associação cultural local SCOCS, este festival pretende ser uma plataforma de divulgação de música portuguesa, onde o público descobre projetos emergentes e reencontra músicos consagrados. A Aldeia de Cem Soldos é fechada e o seu perímetro delimita o recinto que acolhe 8 palcos, perfeitamente integrados nas suas ruas, praças, largos, igreja e outros equipamentos.

EduMiranda

Edu Miranda

IMG_1152-cópia@ana luandina

Clã (Foto: Ana Luandina)

Julio Resende_by_Pedro Cláudio

Júlio Resende (Foto: Pedro Cláudio)

São os habitantes de Cem Soldos que acolhem e servem os visitantes, numa partilha especial entre quem recebe e quem visita, proporcionando uma experiência única de um evento musical. Para as famílias que vivem nos grandes centros urbanos esta pode ser a oportunidade de vir Viver a Aldeia.

PedroSadio_BONSSONS14_03

Foto: Pedro Sadio

O Bons Sons dispõe ainda de um espaço adaptado às necessidades das crianças, com zona de fraldário e pronto a responder às solicitações dos cuidadores. Aqui será disponibilizado o serviço de babysitting e de atividades lúdicas, bem como a aquisição de auriculares infantis.

Festival Bons Sons - 16 de Agosto de 2014 - ambiente

retimbrar2

Retimbrar

Sustentabilidade

A par do papel de formação de públicos, o Bons Sons tem como principal meta o desenvolvimento local, através da fixação dos mais jovens e da potenciação da economia local. Assim, faz parte de um plano maior que tem como base a valorização e a capacitação da população local, a criação de postos de trabalho e a promoção do espírito comunitário.

São os habitantes de Cem Soldos que produzem e realizam o Bons Sons. Este Festival vive do envolvimento e dedicação de uma vasta equipa de voluntários que coordenam e materializam todas as suas áreas.

Sabendo que estes grandes eventos são também grandes produtores de resíduos, a organização promove o respeito pelo espaço que acolhe o Festival — a Aldeia de Cem Soldos — desenvolvendo estratégias de sensibilização para a reutilização de materiais, diminuição da produção de resíduos e implementação de sistemas de recolha e tratamento mais eficientes.

Nesta edição continuamos a apostar na diminuição da pegada ecológica do Festival e através da caneca Bons Sons, feita em alumínio, pretendemos reduzir substancialmente os resíduos produzidos com copos de plástico.

CemSoldos_CarlosManuelMartins

Foto: Carlos Manuel Martins

Apresentamos aqui o cartaz deste festival que prima pela portugalidade, sugerindo-lhe que passe por lá este fim de semana! Para saber mais sobre as atividades que irão decorrer consulte o site da organização. Bons Sons!!

bonssons_Cartaz